Mulheres, liturgia, confusão e paz em 1Coríntios 14.26-40
DOI:
https://doi.org/10.7213/2175-1838.14.002.AO05Keywords:
Liturgia. Paz. Mulher. Falar. PoderAbstract
Paz está associada a um contexto litúrgico na parte final de 1Coríntios 14. Gerada em meio a cânticos e orações, ela nasce dentro de nossos templos e de nossas comunidades. Ela fertiliza consciências e as motiva ao compromisso com a não-violência. A partir de breves considerações exegéticas serão observados diversos elementos que emolduram o texto, sobre o qual são projetadas possibilidades motivadoras de atualização, no que concerne à urgência da emersão de uma consciência de paz em nossas celebrações litúrgicas. Essa paz é inclusiva e surge da tensão que diz respeito à fala, ou melhor, do poder falar. Mulheres têm papel importante nesse processo.
Downloads
References
BERGER, Klaus. As formas literárias do Novo Testamento. 1ª. ed. São Paulo: Loyola, 1998.
DIJK, Teun A. van. Discurso e poder. 1ª. ed. São Paulo: Contexto, 2015.
DUNN, James D. G. Unidade e Diversidade no Novo Testamento. 1ª. ed. Santo André: Academia Cristã, 2009.
EHRMAN, Bart D. The New Testament: A historical introduction to the early Christian writings. 2a. edição. New York/ Oxford: Oxford University Press, 2000.
FEE, G. Primera epístola a los Corintios. 1ª. ed. Buenos Aires: Nueva Creación, 1994.
JEFFERS, James S. The Greco-Roman world of the New Testament era: exploring the background of early Christianity. Downers Grove, Illinois: Intervarsity Press, 1999.
KOESTER, H. Introdução ao Novo Testamento: 1. história, cultura e religião do período helenístico. São Paulo: Paulus, 2005.
NESTLE-ALND. Novum Testamentum Graece. 28ª edição. Disponível em: https:// www. nestle-aland.com/en/read-na28-online/text/bibeltext/lesen/stelle/51/10001/19999/. Acesso em: 13 maio 2020.
PERSCHBACHER, Wesley J. (editor). The New Analytical Greek-English Lexicon. Peabody, Massachusetts: Hendrickson Publishers, 1996.
PROENÇA, Paulo S. Amor, carismas e crise comunitária: análise exegética de 1 Coríntios 13. 1999. 205f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) — Unidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 1999.
SIQUEIRA, Silvia Márcia Alves. Participação Feminina no Movimento Cristão Primitivo: um resgate. UNESP, Campus de Assis. Disponível em: http://historiadocristianismo iftbc.blogspot.com/2009/03/participacao-feminina-no-movimento.html. Acesso em 15 maio 2020.
WEGNER, Uwe. Exegese do Novo Testamento. Manual de Metodologia. 1ª. ed. São Leopoldo: Sinodal; São Paulo: Paulus, 1998.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.