Ilustração de personagens negros e brancos em livros didáticos de Ensino Religioso do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.7213/pp.v2i2.14423Keywords:
Relações raciais, Livros didáticos, Ensino Religioso, Discurso racista.Abstract
O artigo apresenta algumas considerações sobre a análise dos discursos sobre os segmentos raciais negros e brancos em livros didáticos de Ensino Religioso de 5ª e de 8ª séries do ensino fundamental, publicados entre 1977 e 2007. A análise foi produzida nos contextos interpretativos da teoria da ideologia (THOMPSON, 1995) e dos estudos contemporâneos sobre discursos racistas. Além disso, manteve-se como foco os possíveis impactos da movimentação em torno do tema na produção de discurso racista em livros didáticos de Ensino Religioso, procurando contemplar publicações produzidas de acordo com os três modelos tradicionalmente presentes em diversas escolas do Brasil, a saber: as concepções denominadas Confessional, Interconfessional e a Fenomenológica. A análise formal ou discursiva consistiu na avaliação interna das próprias formas simbólicas, à qual se buscou integrar técnicas de análise de conteúdo. Para análise quantitativa, obteve-se uma amostra de 432 personagens nas ilustrações retiradas de 20 livros didáticos de Ensino Religioso de 5ª e de 8ª séries do ensino fundamental.
Downloads
References
ANDRADE, L. F. Prostituição infanto-juvenil na mídia: estigmatização e ideologia. 2001. 389 f. Tese (Doutorado em Psicologia Social) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001. Disponível em: <http://serv01.informacao.andi.org.br/-79c2f01_115d80a527a_-7fff.pdf>. Acesso em: 25 set. 2009.
BRASIL. Presidência da República. Lei n. 9.475/97, de 22 de jullho de 1997.
Alteração, normas, correlação, facultatividade, disciplina escolar, religião, estabelecimento de ensino, ensino fundamental, território nacional, competência, sistema de ensino, fixação, conteúdo, disciplina escolar, religião. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, Congresso Nacional, 23 jul. 1997b.Coluna 2, p. 15824. Disponível em: <http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaNormas.action?tipo_norma=LEI>. Acesso em: 25 set. 2009.
CARVALHO, A. A. M. C. As imagens dos negros em livros didáticos de história. 2006. 259 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.
INCONTRI, D.; BIGHETO, A. C. Todos os jeitos de crer: idéias. São Paulo: Ática, 2004. v. 4.
JACCOUD, L.; BEGHIN, N. Desigualdades raciais no Brasil: um balanço da intervenção governamental. Brasília: IPEA, 2002.
JUNQUEIRA, R. A. S. História, legislação e fundamentos do ensino religioso. Curitiba: IBPEX, 2008.
______. O ensino religioso na formação básica do cidadão. Gazeta do Povo, Curitiba, 11 dez. 2001. Opinião C1.
LONGEN, M. R. Redescobrindo o universo religioso: ensino fundamental. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2007. v. 9.
NARLOCH, R. F. Redescobrindo o universo religioso: ensino fundamental. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2007. v. 8.
NEGRÃO, E. V. Preconceitos e discriminação raciais em livros didáticos e infantojuvenis.
Caderno de Pesquisa, n. 65, p. 52- 54, 1988.
ROSEMBERG, F. Relações raciais e rendimento escolar. Caderno de Pesquisa, v. 63, p. 27-29, 1987.
ROSEMBERG, F.; BAZILLI, C.; SILVA, P. Racismo em livros didáticos brasileiros e seu combate: uma revisão da literatura. Educação e pesquisa, v. 29, n. 1, p. 125-146, 2003.
SILVA, P. V. B. Relações raciais em livros didáticos de língua portuguesa.
228 f. Tese (Doutorado em Psicologia Social) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
______ . Desigualdades raciais em livros didáticos e literatura infanto-juvenil.
In: COSTA, H.; SILVA, P. V. B. da. (Org.). Notas de história e cultura afrobrasileiras.
Ponta Grossa; Curitiba: Ed. da UEPG; Cátedra Unesco de Cultura da Paz, 2007. p. 159-190.
SILVA, P. V. B.; SOUZA, Gisele de. Notas sobre estudos da infância. In: SILVA, P. V. B.; LOPES, E.; CARVALHO. A. (Org. ). Por uma escola que protege: a educação e o enfrentamento à violência contra crianças e os adolescentes. Ponta Grossa; Curitiba: Ed. UEPG; Cátedra Unesco de Cultura da Paz, 2008. p. 21-44.
THOMPSON, J. B. Ideologia e cultura moderna: teoria social na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 1995.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.