Religião, culto cristão e mídias como uma forma de religiosidade vivenciada: uma análise como tarefa da teologia prática
DOI:
https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.6051Keywords:
Religião vivenciada, Culto cristão, Mídia.Abstract
O artigo busca entender a relação entre religião, culto cristão e mídia. Parte-se da ideia de que na contemporaneidade vivemos um fenômeno amplo e complexo de transferência da religião e do religioso para o campo das mídias, tanto no que se refere às suas formas quanto aos seus conteúdos. A religião na e por meio das mídias constitui-se uma religiosidade vivenciada, diferente da religião institucional, mas, em vários aspectos, assume para as pessoas uma função cúltica e litúrgica. Entende-se que o estudo desta relação entre religião, culto e mídia é tarefa da teologia prática como um rastreamento e uma hermenDownloads
References
ALVES, R. O enigma da religião. 4. ed. Campinas: Papirus, 1988.
BAUMAN, Z. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1998. BECKS, H. Der Gottesdienst in der Erlebnisgesellschaft. Waltrop: Spenner, 1999.
BERGER, P.; LUCKMANN, T. The social construction of reality. New York: Doubleday & Co., 1967.
BOBSIN, O. Correntes religiosas e globalização. São Leopoldo: CEBI; PPL; IEPG, 2002.
BOLTZ, N.; BOSSHART, D. Kult Marketing: die Neuen Götter des Marktes. Düsseldorf: Econ, 1995.
CALVANI, C. E. Momentos de beleza: teologia e MPB a partir de Tillich. Portal de Publicações Científicas, n. 8. Disponível em: <http://www.metodista.br/ ppc/correlatio/correlatio08/momentos-de-beleza-2013-teologia-e-mpb-apartir-de-tillich>. Acesso: 21 mar. 2010.
CORNEHL, P. Frömmigkeit, Alltagswelt, Lebenszyklus: Propädeutische Notizen. Wissenschaft und Praxis in Kirche und Gesellschaft, v. 64, p. 388-401, 1975.
CORNEHL, P. Theorie des Gottesdienst. Theologie Quartalsschrift, n. 159, 1979.
CORNEHL, P. Die Welt ist voll von Liturgie: Studien zu Einer Integrativen Gottesdienstpraxis. Stuttgart: Kohlhammer, 2005.
DROOGERS, A. Religiosidade mínima brasileira. Religião e Sociedade, v. 14, n. 2, p. 62-86, 1987.
FAILING, W.-E.; HEIMBROCK, H.-G. Gelebte religion Wahrnehmen: Lebenswelt, Alltagskultur, Religionspraxis. Stuttgart: Kohlhammer, 1998.
FELINTO, E. A religião das máquinas: ensaio sobre o imaginário da cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2005.
GANZEVOORT, R. R. Encruzilhadas do caminho no rastro do sagrado. Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 49, n. 2, p. 317-343, 2009.
GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1978.
GRÄB, W. Sinn fürs Unendliche: Religion in der Mediengesellschaft. Gütersloh: Chr. Kaiser/Gütersloher Verlg., 2002.
GRÄB, W . Auf den Spuren der Religion. Zeitschrift für Evangelische Ethik, n. 39, p. 43-56, 1995.
GRÄB, W. Lebensgeschichten, Lebensentwürfe, Sinndeutungen: eine Praktische Theologie Gelebter Religion. 2. Aufl. Gütersloh: Gütersloher Verlag, 2000.
GRIMES, R. L. Reading, writing, and ritualizing:ritual in fictive, liturgical and public places. Washington, D.C.: The Pastoral Press, 1993.
HERRMANN, J. Sinnmaschine Kino: Sinndeutungen und Religion im Populären Film. Gütersloh: Kaiser, 2000.
IRWIN, W. (Coord.). Super-heróis e a filosofia: verdade, justiça e o caminho socrático. São Paulo: Madras, 2005.
KIRSNER, I. Film, Fragment, Fraktal: eine Kleine Kino-Apokalypse. In: STOLT, P.; GRÜNBERG, W.; SUHR, U. (Hrsg.). Kulte, Kulturen, Gottesdienste: Öffentliche Inszenierung des Lebens. Göttingen: Vandenhoeck & Ruprecht, 1996. p. 50-62.
KLEIN, A. Imagens de culto e imagens da mídia: interferências midiáticas no cenário religioso. Porto Alegre: Sulina, 2006.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
LIPOVETSKY, G. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
LIPOVETSKY, G. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
MAGALHÃES, A. Deus no espelho das palavras. São Paulo: Paulinas, 2000.
MCLUHAN, M. Os meios de comunicação como extensões do homem. 5. ed. São Paulo: Cultrix, 1969.
MELO, J. M. de; GOBBI, M. C.; ENDO, A. C. B. (Org.). Mídia e religião na sociedade do espetáculo. São Bernardo do Campo: UMESP, 2007.
REBLIN, I. A. A teologia do cotidiano. In: BOBSIN, O. et al. (Org.). Uma religião chamada Brasil: estudos sobre religião e contexto brasileiro. São Leopoldo: Faculdades EST; Oikos, 2008.
REBLIN, I. A. Para o alto e avante!: mito, religiosidade e necessidade de transcendência na construção dos super-heróis. Protestantismo em Revista, v. 4, n. 2, maio/ago. 2005. Disponível em: <http://www3.est.edu.br/nepp/revista/007/07iuri.
htm>. Acesso em: 22 dez. 2008.
RIBEIRO, J. C. Religiosidade jovem: pesquisa entre universitários. São Paulo: Loyola; Olho d’Água, 2009.
SCHLEIERMACHER, F. Die Praktische Theologie nach den Grundsäzen der Evangelischen Kirche. Berlin: O. Reimer, 1850.
SCHULTZ, A. Estrutura teológica do imaginário religioso brasileiro. In: BOBSIN, O. et al. (Org.). Uma religião chamada Brasil: estudos sobre religião e contexto brasileiro. São Leopoldo: Faculades EST; Oikos, 2008. p. 27-60.
SCHWARTZ, T. Mídia: o segundo Deus. São Paulo: Summus, 1985.
STOLT, P.; GRÜNBERG, W.; SUHR, U. (Org.). Kulte, Kulturen, Gottesdienste: Öffentliche Inszenierung des Lebens. Göttingen: Vandenhoeck & Ruprecht, 1996.
THOMAS, G. Medien, Ritual, Religion: zur Religiösen Funktion des Fernsehens. Frankfurt: Suhrkamp, 1998.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.