ARTE E GÊNERO ANDROGINIDADE: A DIALÉTICA DO APOGEU
DOI:
https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.6039Keywords:
Inconsciente, Androginidade, Dialética, Gênero, Sabedoria.Abstract
Método, método, que queres de mim? Bem sabes que comi do fruto do inconsciente,diz Jules Laforgue, em seu Moralités Légendaires. O método e a imagem evocam a psicologia do maravilhamento entre o feminino e o masculino na esperança de reanimar o encontro numa nova dialética: andrógina! Não serão abordadas aqui as dimensões físico-biológicas do masculino e do feminino, ainda que não sejam exclusas, mas como diz Henri Bosco em Un rameau de la nuit: as inexauríveis reservas de vida latente que vamos buscar no feminino, sustentado pela força masculina do verbo: anima e animus. A paz dos gêneros, comenta Gaston Bachelard, é procurada pela sabedoria atrativa do esposo e a gravitação amorosa da esposa, a verdadeira situação espiritual,tão terrível e tão bela!Downloads
References
ABBAGNANO, N. Dicionário de filosofia. São Paulo: M. Fontes, 1998.
BACHELARD, G. A poética do devaneio. São Paulo: M. Fontes, 2001.
BENOIT, P. L´Atlantide. Paris: Albin Michel, 1927.
BOSCO, H. Un rameau de la nuit. Paris: Flammarion, 1950.
CAROTENUTO, A. Trattato di psicologia analítica: la dimensione clinica. Torino: UTET, 1992.
FURY, D. Johnny Weissmuller: twice the hero. Minneapolis: Artist’s Press, 2000.
HAGGARD, R. She. New York: Barnes and Noble Books, 2004.
HARDY, T. The well-beloved: a sketch of a temperament. New York: Harper & Brothers, 1912.
JUNG, C. G. O homem e seus símbolos. São Paulo: M. Fontes, 1977.
JUNG, C. G. Estudos sobre psicologia analítica. Petrópolis: Vozes, 1978.
JUNG, C. G. Tipos psicológicos. Petrópolis: Vozes, 1991.
KAST, V. A imaginação como espaço de liberdade: diálogo entre o ego e o inconsciente. São Paulo: Loyola, 1997.
KENNETH, O. M. Lloyd George (British prime ministers). England: Littlehampton Book Services, 1974.
LAFORGUE, J. Moralités legendaires. Paris: Flammarion, 2009.
SHAKESPEARE, W. Tristão e Isolda. England: Kindle, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.