Cultos e corpos: uma leitura socioteológica da idolatria e da prostituição em Oséias 2,4-16
A SOCIO-THEOLOGICAL READING OF IDOLATRY AND PROSTITUTION IN HOSEA 2:4-16
DOI:
https://doi.org/10.7213/2175-1838.17.003.AO04Palavras-chave:
Prostituição, Idolatria, Divindades, Corpos, Arqueologia, Nações, CativeiroResumo
A perícope de Oséias 2,4-16 apresenta a idolatria como prostituição, ligando a infidelidade de Israel Norte ao culto aos baalins em um contexto de sincretismo religioso e prosperidade desigual, que Oséias aponta como causa do cativeiro assírio. O texto evidencia interesses políticos das elites de Judá após a queda de Samaria, sugerindo que os oráculos foram redigidos para legitimar projetos de poder. A análise socioteológica mostra que alianças com nações estrangeiras e a adoração a outras divindades levaram ao cativeiro Israel Norte. A metáfora do processo jurídico contra a esposa infiel denuncia a idolatria como violação da aliança com YHWH, enquanto ameaças de nudez e exílio simbolizam punição divina e perda da fertilidade, essencial à subsistência agrícola. A prostituição, nesse contexto, revela-se um fenômeno social coletivo, associado a imposições econômicas estatais, não apenas a casos individuais. A participação masculina e a corresponsabilidade coletiva, frequentemente ignoradas, evidenciam conexões entre sexualidade, religião e tributação. A profecia de Oséias denuncia, assim, não apenas a idolatria como transgressão religiosa, mas também um sistema sociopolítico que explorava corpos e recursos, conclamando à revisão das relações socioeconômicas e espirituais do povo.
Downloads
Métricas
Referências
ALONSO SCHÖKEL, Luis. Dicionário Bíblico Hebraico-Português. Tradução de Ivo Storniolo; José Bortolini. São Paulo: Paulus, 1997.
ANDERSEN F. I; FREEDMAN D. N. Hosea. A new translation with introduction and commentary. The Anchor Bible, Vol. 24. New York: Doubleday, 1980.
BACELAR, Jeferson Afonso. A família da prostituta. São Paulo: Ática, 1982.
Bíblia de Jerusalém. Nova ed. rev. e ampl. 3a impressão. São Paulo: Paulus, 2004.
Bíblia Pastoral. São Paulo: Paulos, 2014.
Bíblia TEB. São Paulo: Edições Loyola, 2020.
CATENASSI, Fabrizio Zandonadi. MARIANNO, Lilia Dias. História de Israel: Arqueologia e Bíblia. São Paulo: Paulinas, 2022.
DIAZ, José Luiz Sicre. Introdução ao Profetismo Bíblico. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 2016.
GOTTWALD, Norman. As tribos de YHWH: uma sociologia da religião de Israel liberto, 1250-1050 a.C. São Paulo: Edições Paulinas, 1986.
GUNNEWEG, Antonius H. J. Teologia do Antigo Testamento: Uma História da Religião de Israel na perspectiva bíblico teológica. São Paulo: Editora Teológica: Editora Loyola, 2005.
HAMILTON, Victor P. In: R. L. HARRIS et al. (Org.), Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento, São Paulo: Vida Nova, 1998.
HILL, E. Andrew. WALTON, J.H. Panorama do Antigo Testamento. São Paulo: Vida, 2006.
HOLLADAY, William L. Léxico Hebraico e Aramaico do Antigo Testamento. Trad. Daniel de Oliveira. São Paulo: Vida Nova, 2010.
HUBBARD, A. David. Oséias: introdução e comentário. 3ª Ed. São Paulo: Vida Nova, 2008.
KAEFER, José Ademar. A Bíblia, a arqueologia e a história de Israel. São Paulo: Paulus, 2015.
LASOR, William S. HUBBARD, David A. BUSH, Frederic W. Introdução ao Novo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 1999.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Editora da Unicamp, 2012.
LIMA, Maria de Lourdes Corrêa. Culto no Israel do Norte, no século VIII a.C.: a concepção do livro de Oséias. São Paulo: Revista Teológica.2019.
LISBÔA, Célia Maria Patriarca. Cotidiano e violência: Uma leitura histórico-social de Oséias 1-3. Fragmentos de Cultura. Goiânia, v. 17, n.7/8, 2007.
MARQUES, Maria Antônia; NAKANOSE, Shigeyuki. No amor e na ternura a vida renasce – Oséias: roteiros e orientações para encontros. São Paulo: Paulus, 2005.
MEYERS, Carol. “As raizes da restrição: as mulheres no Antigo Israel”. In: Estudos Bíblicos, nº 20. Petrópolis: Vozes, s/d.
NA’AMAN, N. A New Outlook at Kuntillet ‘Ajrud and Its Inscriptions, MAARAV, 20 (1) (2013), 2015, p. 39-51.
RÖMER, Thomas. A Origem de Javé: o Deus de Israel e seu nome. São Paulo: Paulus, 2016.
RÖMER, Thomas. MACCHI, Jean-Daniel. NIHAN, Christophe. Antigo Testamento: história, escritura e teologia. São Paulo: Edições Loyola, 2010.
SAMPAIO, Tânia Mara Vieira. Movimentos do Corpo Prostituído da Mulher: Aproximações da profecia atribuída a Oséias. São Paulo: Edições Loyola, 1999.
SCHWANTES, Milton. Amós meditações e estudos. Petrópolis/São Leopoldo: Vozes e Sinodal, 1987.
SCHWANTES, Milton. Sofrimento e Esperança no Exílio. História e teologia do povo de Deus no século VI a.C. São Paulo: Paulus, 2007.
SCHÖKEL, Luis Alonso.; DIAZ, José Luis Sicre. Profetas. Madrid: Ediciones Cristiandad, S. L., 1980. v. 1.
SICRE, José Luis. Oséias e Amós: Amor y justicia. Stella: Verbo Divino, 1990.
SMITH, Mark S. O Memorial de Deus: História, memória e a experiência do divino no Antigo Israel. São Paulo: Paulus, 2006. (Coleção Biblioteca de Estudos Bíblicos).
TOSELI, Cecilia. Oséias 13 e a condenação dos touros jovens. Estudo Bíblicos. Petrópolis, v. 32, n. 128, 2015.
VANGEMEREN, Willem. A (org). Novo Dicionário Internacional de Teologia e Exegese do Antigo Testamento. 1 vol. São Paulo: Cultura Cristã, 2011.
VANGEMEREN, Willem. A (org). Novo Dicionário Internacional de Teologia e Exegese do Antigo Testamento. 3 vol. São Paulo: Cultura Cristã, 2011.
WALTON, Johon, H. et al. Comentário bíblico Atos: Antigo testamento. Tradução de Noemi Valéria Altoé, Belo horizonte: Atos, 2003.
WOLFF, Hans Walter. Hosea: A Commentary on the Book of the Prophet Hosea. Philadelphia: Fortress Press 1974.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.

