Discipulado no Evangelho de Marcos
DOI:
https://doi.org/10.7213/2175-1838.17.003.AO06Palavras-chave:
Discipulado, Evangelho de Marcos, Discípulo, Vocação e CaminhoResumo
O discipulado é um dos temas centrais no Evangelho de Marcos. O evangelista narra não somente a história de Jesus, mas também a história de Jesus junto a seus discípulos. A narrativa marcana apresenta o discipulado como um processo contínuo de aprendizado, marcado por desafios, falhas e crescimento espiritual. Diferentemente de uma visão idealizada ou triunfalista, Marcos retrata os discípulos como indivíduos em formação, sujeitos a dúvidas, medos e falhas, mas chamados a uma caminhada de transformação. O objetivo principal deste artigo foi explorar o discipulado no Evangelho de Marcos, sob a perspectiva da vocação dos discípulos como chamado ou convite imediato e urgente. Esse chamado é explicitamente presente em toda a narrativa marcana, manifestando-se de maneira clara em três momentos distintos: a ruptura dos primeiros discípulos (Mc 1.16-18; 1.19-20; 2.13-14); os imperativos e exigências da dinâmica do caminho (Mc 8.34) e o recomeço após a ressurreição (Mc 16.7). Adota-se, como conceito de vocação, o chamado do discípulo para seguir Jesus (Mc 1.17-18) e se deixar conduzir por Ele (Mc 8.24) no "caminho". O "caminho" é entendido como o itinerário existencial no qual o discipulado acontece. Conclui--se que a vida discipular em Marcos tem sua origem no chamamento (vocação), solidifica-se no seguimento do Mestre — como adesão pessoal a Ele e ao seu modo de vida — e cumpre sua missão ao comunicar a experiência de vida com Jesus durante o percurso itinerante, no encontro com o outro.
Downloads
Métricas
Referências
ALDANA, Hugo Orlando Martínez; ORLANDO, Hugo. O discipulado no Evangelho de Marcos. São Paulo: Paulinas, 2005.
ARTUSO, Vicente; ROSIM, Marco Antonio; TREVISAN, Tiago. O itinerário formativo do discipulado no Evangelho de Marcos. Revista Fragmentos de Cultura-Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, v. 32, n. 1, p. 69-82, 2022.
AZEVEDO, Walmor Oliveira de. Comunidade e missão no evangelho de Marcos. São Paulo: Edições Loyola, 2002.
BOMBONATTO, Vera Ivanise. Seguimento de Jesus. Revista de Cultura Teológica, n. 35, p. 105-128, 2001.
BOMBONATTO, Vera Ivanise. Seguimento de Jesus: uma abordagem a partir da cristologia de Jon Sobrino. Editora Paulinas, 2012.
COLIN, Brown. Dicionário internacional de teologia do NT. São Paulo: Vida Nova, 2000.
CORREIA, João Alberto Sousa. Figuras bíblicas da vocação. Theologica, v. 40, n. 2, p. 265-292, 2005.
CUNHA, Isabel Cristina Abreu. Caminhos para o discipulado em Mc 14, 32-42. 2017. 99 f. Dissertação de Mestrado – Curso de Teologia, Universidade Católica Portuguesa, Braga, 2017.
DICIONÁRIO Houaiss da língua portuguesa. São Paulo: Objetiva, 2009.
DO AMARAL, Junior Vasconcelos. O Evangelho de Marcos: Teologia para a atualidade. Interações, v. 6, n. 9, p. 75-91, 2011.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Míni Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Positivo, 2010. 960 p.
GOMES, Rita Maria. Discipulado em Marcos. Contemplação: Revista Acadêmica de Filosofia e Teologia da Faculdade João Paulo II, Marília, n. 4, p.1-9, 2012.
GOMES, Rita Maria. A estratégia narrativa de Marcos na apresentação de Jesus. PARALELLUS, Revista de Estudos de Religião - UNICAP, v. 9, n. 20, p. 067-083, 2018.
GUIJARRO, Santiago. El camino del discípulo. Salamanca: Sígueme, 2015.
HIGUERAS, Mariela Martínez. “... Y sus discipulos le siguen”(Mc 6.1). Proyección: Teología y mundo actual, n. 242, p. 353-372, 2011.
KIVITZ, Ed René. Talmidim: o passo a passo de Jesus. São Paulo: Mundo Cristão, 2012.
LOPES, Hernandes Dias. MARCOS: O evangelho dos milagres. São Paulo: Hagnos, 2017.
LORASCHI, Celso. Jesus e as Comunidades Cristãs - A Formação do Novo Povo de Deus no Evangelho de Marcos. Encontros Teológicos (Florianópolis), v. 21, p. 30-37, 1996.
LOZADA, Leonidas Ortiz. La vocación, la formación y la misión de los discípulos en el Evangelio de Marcos. Cuestiones Teológicas, v. 34, n. 81, p. 55-86, 2007.
MARTÍNEZ, Juan Pablo García. Evangelho de Jesus Cristo, filho de Deus: as linhas mestras do Evangelho de Marcos. Horizonte Teológico: Educar para a vida plena, Belo Horizonte, v. 13, n. 26, p.45-59, jul. 2014. Semestral.
MARTÍNEZ, Juan Pablo García; CARMO, Solange do. Tal mestre, tal discípulo: O discipulado no Evangelho de Marcos. Fique Firme, Minas Gerais, p.1-14, 08 set. 2015. Disponível em: <http://fiquefirme.com.br/multimedia-archive/22_tal_mestre_tal_discipulo_discipulado_evangelho_marcos/>. Acesso em: 01 ago. 2024.
MASCILONGO, Paolo; LANDI, Antonio. Evangelhos Sinóticos e Atos dos Apóstolos. Editora Vozes, 2022.
MATTOS, Rinaldo de. A Teologia Bíblica da Vocação e Chamada: Reflexão e Prática. 2016. Disponível em: http://www.amtb.org.br/a-teologia-biblica-da-vocacao-e-chamada/. Acesso em: 28agost. 2019.
MAZZAROLO, Isidoro. Vocação ao discipulado e o sono do Getsêmani: (Mc 3, 13; 14, 32-42). Revista eclesiástica brasileira, v. 63, n. 252, p. 829-850, 2003.
MOORE, Waylon B. Multiplicando discípulos: o método neotestamentário para o crescimento da igreja. 3. ed. Rio de Janeiro: Junta de Educação Religiosa e Publicações, 1990.
MULHOLLAND, Dewey M. Marcos: introdução e comentário. Tradução de Maria Judith Prado Menga. São Paulo: Vida Nova, 1999.
OLIVEIRA, José Lisboa Moreira de. Teologia da vocação: Temas fundamentais. 2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2000.
POHL, Adolf. Evangelho de Marcos: comentário esperança. Editora Esperança, 2020.
ROBERTSON, A. T. Comentário Mateus & Marcos. Rio de Janeiro: CPAD, 2016.
SOARES, Sebastião Armando Gameleira; CORREIA JÚNIOR, João Luiz. O evangelho de Marcos: Refazer a casa (Capítulos 1-8). Petrópolis: Vozes, 2002. (Vol.1).
SOUSA, Jhonathan James de. O discipulado numa perspectiva bíblica, teológica e pastoral. 2016. 85 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Teologia, Faculdade Est, São Leopoldo, 2016.
TERHORST, Marlene Ana. O Discipulado no Evangelho de Marcos: contribuições para o processo formativo das irmãs franciscanas da penitência e caridade cristã - província do Imaculado Coração de Maria-RS. 2020. 132 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Teologia, Programa de Pós-Graduação em Teologia, Faculdade EST, São Leopoldo, 2020.
WENZEL, João Inácio. Pedagogia de Jesus segundo Marcos. São Paulo: Loyola,1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.

