O pacto educativo global e a reflexão sobre os princípios para uma prática inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.16.002.DS04

Resumo

É sobre um tríplice marco referencial – da Doutrina Social da Igreja, da ideia de aliança educativa do Papa Francisco e da reflexão antropológica de Edgar Morin sobre a via para o futuro da humanidade – que apresentamos uma reflexão para poder pensar a contribuição específica das instituições educativas no contexto da América Latina ao estilo profético e carismático. Em cada um destes marcos encontram-se princípios orientadores que podem iluminar e ampliar as práticas inclusivas presentes nas instituições educativas católicas e ajudar a fomentar o protagonismo dos atores sociais e educacionais. Em primeiro lugar, explicitaremos os princípios permanentes da doutrina social da Igreja na sua relação com os projetos educativos a saber, o princípio da dignidade da pessoa humana, do bem comum, da subsidiariedade e da solidariedade. Em segundo lugar, buscaremos destacar a proposta lançada pelo Papa Francisco para reconstruir o pacto educativo global, cuja finalidade é reavivar o compromisso por uma educação mais aberta e inclusiva. Ora, o que Francisco propõe está fundamentado metodologicamente na Evangelii Gaudium na série de princípios para construir um caminho para um mundo de paz, justiça e fraternidade. No fundo, tais princípios reforçam a ideia de uma aliança educativa capaz de superar as fragmentações e reconstruir o tecido das relações humanas mais fraternas. Por fim, a apresentação conclui-se com as provocações de Edgar Morin sobre a necessidade de uma concepção complexificada sobre o sistema educacional. Neste sentido, ele propõe uma reflexão antropológica na qual diversas vias reformadoras do pensamento e da ação devem permanecer inseparáveis e indissociáveis. No entanto, o êxito de um caminho inclusivo dependerá também de princípios a serem adotados comunitária e institucionalmente, a saber: os princípios da solidariedade e de responsabilidade, de pluralidade e de participação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Luiz Fernandes, PUCPR

rofessor adjunto no Programa de Pós Graduação em Teologia da Pontificia Universidade Catolica PR e pós-doutor (2013) em Psicologia pela Universidade de São Paulo . Possui graduação em Teologia - Studium Theologicum (1997), graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (1992), mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2001), mestrado em Teologia Fundamental especialização em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Lateranense (2003) e doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente ê professor na PUCPR e no Studium Theologicum de Curitiba. Tem experiência na área da Teologia Fundamental atuando principalmente nos seguintes temas: análise fenomenológica com ênfase na figura de Edith Stein, interfaces teologia e psicologia, história e memória, teologia e arte, imigração italiana, questões de método em teologia. Professor visitante da USP no Instituto de Psicologia. Membro do Grupo de Pesquisa "Tempo, memória e pertencimento" do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo.

Claudio Roberto Fontana Bastos, Colegio Claretiano de São Paulo

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016). Mestre em Educação pela Universidade Nove de Julho (2009). Graduado em Pedagogia pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2003); em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999) e em Filosofia pelas Faculdades Claretianas (1992). Diretor do Claretiano-Colégio São Paulo. Áreas de interesse: educação, vida, morte e complexidade

Ernesto Lazaro Sienna, Pontificia Universidade Católica do Paraná

Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do PR (PUCPR), 2018. Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), 2009. Graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), 2004 e graduação em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), 1986. Coordenou o curso de Teologia da PUCPR de 2019 a 2022. Atualmente é professor Adjunto do Curso de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Coordenador do Curso de Ciências da Religião (EAD), da mesma Universidade. Integra o Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos cursos de Teologia e Ciências da Religião da PUCPR. Integra o Núcleo de Formação de Docentes da Diretoria de Identidade e Missão da PUCPR e o Bureau para o Pacto Educativo Global da Pró Reitoria de Missão Identidade e Extensão da PUCPR.

Downloads

Publicado

2024-08-27

Como Citar

Fernandes, M. L., Bastos, C. R. F., & Sienna, E. L. (2024). O pacto educativo global e a reflexão sobre os princípios para uma prática inclusiva. Revista Pistis & Praxis, 16(2), 246–260. https://doi.org/10.7213/2175-1838.16.002.DS04