População em situação de rua e controle social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.15.002.DS04

Resumo

Este artigo aborda as políticas públicas para a população em situação de rua a partir da perspectiva do controle social, com o objetivo de analisar como o Estado tem atendido (ou não) às demandas desta população. A metodologia utilizada foi a exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, a partir de observação participante junto às atividades de entidades que exercem o controle social. Resulta da pesquisa a constatação de que as políticas públicas voltadas à população em situação de rua não são efetivas por vários motivos: desconhecimento das reais demandas desta população, declarado desinteresse da gestão pública e desrespeito aos direitos humanos. Constata-se que a insuficiência e/ou ineficiência de políticas públicas agrava a vulnerabilidade desta população. Considera-se que os atores do controle social têm uma percepção negativa a respeito dos serviços públicos voltados à população em situação, que, por sua vez, busca atuar junto ao Estado em prol de políticas públicas mais efetivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia Mezarobba Caetano Ferreira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Mestre em bioética pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, graduada em Psicologia pela mesma instituição.

João Victor Silva, Faculdades Pequeno Príncipe

Mestre em Ensino das Ciências da Saúde pelas Faculdades Pequeno Príncipe, graduado em Psicologia pela mesma instituição

Leide Conceição Sanches, Faculdades Pequeno Príncipe

Doutora em Sociologia pela UFPR. Docente do Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências da Saúde das Faculdades Pequeno Príncipe.

Downloads

Publicado

2023-08-30

Como Citar

Ferreira, J. M. C., Silva, J. V., Sanches, L. C., & Sanches, M. A. (2023). População em situação de rua e controle social. Revista Pistis & Praxis, 15(2), 206–220. https://doi.org/10.7213/2175-1838.15.002.DS04