Provocações decoloniais

uma educação libertadora em busca do ser integral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.15.002.AO01

Resumo

No presente texto buscaremos a ideia de que uma educação libertadora em conexão com a Teologia é um contributo ao pensamento decolonial. Sabendo que contamos com uma realidade complexa não somente quanto à estrutura social, mas também as perspectivas humanas, mas é preciso aprofundar na vida espiritual já no período de formação humana e intelectual. Pretendemos mostrar que o dialogo e o autoconhecimento do individuo contribui para a construção de uma sociedade mais livre e tolerante, que busca entender sua passagem mundana como uma graça divina a ser compartilhada pela diversidade de pessoas e realidades. Olhando, para o Brasil e sua questão educacional vemos que o trabalho
decolonial é precioso para chegarmos a uma concretização da experiência integral do ser humano: físico e espiritual. O texto é bibliográfico e visa trabalhar a importância de uma visão decolonial em busca de compreender melhor o ser humano e a partir da educação formar seres que buscam a integridade humana, social e religiosa.

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Biografia do Autor

Renê Vilela, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

Doutorando em Teologia.

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Publicado

2023-08-30

Como Citar

Vilela da Silva, R. A. (2023). Provocações decoloniais : uma educação libertadora em busca do ser integral. Revista Pistis & Praxis, 15(2), 292–300. https://doi.org/10.7213/2175-1838.15.002.AO01