O Yahweh estrangeiro e o Yahweh ciumento

duas Divindades a partir dos textos antigos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.14.002.DS08

Resumo

A partir de pesquisas focadas na interdisciplinaridade e ressignificação construídas sob perspectivas decoloniais, este artigo se propõe a demonstrar, através da análise de uma sequência de trechos da Bíblica Hebraica à luz das recentes descobertas arqueológicas, como Yahweh era percebido na antiguidade por diversos grupos do Sudoeste Asiático, antes da instituição da monolatria na Judá pós exílica. Busca-se, assim, contribuir com os esforços para a desconstrução de leituras assimilacionistas que transferem características de diferentes Deuses e Deusas à figura de Yahweh na instituição da monolatria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Natel, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Doutoranda em Teologia.

Claudia Mayer, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduada em Licenciatura em Letras com habilitação em Inglês (Língua e Literaturas) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2005). Mestre em Inglês, na área de Estudos Linguísticos e Literários (2010) pelo Programa de Pós-Graduação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Estudos Literários e Culturais pelo Programa de Pós-Graduação em Inglês da UFSC na linha de pesquisa Intersecções Teóricas e Culurais sob a orientação da prof. Dra. Eliana de Souza Ávila.

Downloads

Publicado

2022-09-05

Como Citar

Natel, A., & Mayer, C. (2022). O Yahweh estrangeiro e o Yahweh ciumento: duas Divindades a partir dos textos antigos. Revista Pistis & Praxis, 14(2). https://doi.org/10.7213/2175-1838.14.002.DS08