Cavalheirismo, piedade e império:
o motivo de Sir Galahad na obra do artista metodista inglês Frank Owen Salisbury (1874-1962)
DOI:
https://doi.org/10.7213/2175-1838.15.002.AO03Palavras-chave:
Linguagens da religião, cultura visual religiosa, Frank Owen Salisbury, metodismo inglês, cavaleiro Galahad.Resumo
O artigo apresenta, uma leitura evangélica inglesa do motivo do cavaleiro Galahad da távola redonda do rei Artur na primeira parte do século vinte, como foco na abordagem especial do pintor inglês metodista Frank Owen Salisbury (1874-1962). O contexto dessa integração dessa figura mitológica inglesa nos discursos religiosos, parte da sua redescoberta literária ao redor de 1850, passa pela sua vinculação com a teologia eucarística católica e chega nos protestantismos ingleses como símbolo de um homem virtuoso e encontra-se em pinturas, litografias e vitrais. Entre os diversos artistas metodistas, destaque-se na época Frank Owen Salisbury (1874-1962), em nível nacional e internacional. Dentro da Igreja Metodista na Inglaterra, o motivo do cavaleiro Galahad é apreciado pela associação metodista britânica de juventude, a “Guilda de Wesley”, fundada em 1895, onde serve como modelo de piedade e santidade. Sob essa influência metodista, Salisbury usou o motivo na ornamentação da sua casa (pintura de 1932), em um vitral na Igreja de John Wesley em Londres (1932), em uma Capela da Juventude Congregacional (1932) e em um livro sobre o Pai Nosso (1948). Integrou-se na narrativa bíblico-cristã e denominacional um mito nacional para fortalecer a identidade denominacional metodista britânica e acompanhou-se e sedimentou-se esse processo pela criação e aceitação da respectiva cultura visual criada por Francis Owen Salisbury..
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