Cavalheirismo, piedade e império:

o motivo de Sir Galahad na obra do artista metodista inglês Frank Owen Salisbury (1874-1962)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.15.002.AO03

Palavras-chave:

Linguagens da religião, cultura visual religiosa, Frank Owen Salisbury, metodismo inglês, cavaleiro Galahad.

Resumo

O artigo apresenta, uma leitura evangélica inglesa do motivo do cavaleiro Galahad da távola redonda do rei Artur na primeira parte do século vinte, como foco na abordagem especial do pintor inglês metodista Frank Owen Salisbury (1874-1962). O contexto dessa integração dessa figura mitológica inglesa nos discursos religiosos, parte da sua redescoberta literária ao redor de 1850, passa pela sua vinculação com a teologia eucarística católica e chega nos protestantismos ingleses como símbolo de um homem virtuoso e encontra-se em pinturas, litografias e vitrais. Entre os diversos artistas metodistas, destaque-se na época Frank Owen Salisbury (1874-1962), em nível nacional e internacional. Dentro da Igreja Metodista na Inglaterra, o motivo do cavaleiro Galahad é apreciado pela associação metodista britânica de juventude, a “Guilda de Wesley”, fundada em 1895, onde serve como modelo de piedade e santidade. Sob essa influência metodista, Salisbury usou o motivo na ornamentação da sua casa (pintura de 1932), em um vitral na Igreja de John Wesley em Londres (1932), em uma Capela da Juventude Congregacional (1932) e em um livro sobre o Pai Nosso (1948). Integrou-se na narrativa bíblico-cristã e denominacional um mito nacional para fortalecer a identidade denominacional metodista britânica e acompanhou-se e sedimentou-se esse processo pela criação e aceitação da respectiva cultura visual criada por Francis Owen Salisbury..

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Biografia do Autor

Helmut Renders, Metodista

Graduação em teologia - Theologisches Seminar der Evangelisch-methodistischen Kirche in Deutschland (RFA, 1987 / convalidado pela Universidade Metodista de São Paulo [Umesp] em 2001) e curso de hebraico - Kirchliche Hochschule Wuppertal (RFA, 1984).  Doctor of Ministry - Wesley Seminary Washington, DC (EUA, 1998). Lato Sensu em Ciências da Religião - Umesp (BRA, 2003). Iniciou em 2003 um mestrado em Ciências da Religião (Umesp, BRA), na qualificação transformado em doutorado direto (2004), Doutorado em Ciências da Religião - Umesp (BRA, 2006). Pós-doutorado em Ciência da Religião - Universidade Federal de Juiz de Fora [UFJF] (BRA, 2012). É coordenador e professor associado I do Programa da Pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo e da Faculdade de Teologia (Graduação). Tem experiência na área da Teologia e Ciências de Religião e concentra sua pesquisa nas linguagens da religião e suas expressões simbólicas, narrativas, rituais, doutrinais, éticas cultura e os aspectos sociais das culturas visuais religiosas desde o Brasil colônia até hoje. Financiamentos concedidos: Ago. 2014: FAPESP [reunião no exterior]; Set. até Out. 2014: Luce Fellow e Visiting Professor na Candler School of Theology da Universidade Emory, Atlanta, GA, EUA. Fev. 2015: PAEX da CAPES [reunião no exterior]; Jul. 2016: FAPESP [reunião no Brasil]; 2017: FAPESP [reunião no exterior]; 2017-2019: FAPESP Projeto Regular. Assessorias técnico-administrativas: CAPES, FAPESP; Universidades Mackenzie e PUC-PR. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

2023-08-30

Como Citar

Renders, H. (2023). Cavalheirismo, piedade e império: : o motivo de Sir Galahad na obra do artista metodista inglês Frank Owen Salisbury (1874-1962). Revista Pistis & Praxis, 15(2), 315–338. https://doi.org/10.7213/2175-1838.15.002.AO03