Ensino Religioso: para explicar melhor, conte uma história

Autores

  • Maria Celina de Queirós Cabrera Nasser Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

DOI:

https://doi.org/10.7213/pp.v2i2.10751

Palavras-chave:

Linguagem simbólica, Religiosidade, Ensino religioso, Didática.

Resumo

O Ensino Religioso, ou o ensino que encontra sua matéria-prima na experiência religiosa, trabalha com um conteúdo que diz respeito à espiritualidade, isto é, à dimensão mais profunda do ser humano. É esta dimensão que nos permite estabelecer a relação de transcendência, ou seja, a experiência da transcendência. A linguagem, campo do pensamento, organiza as ideias e as experiências para expressá-las por meio de uma comunicação que lhes seja fiel e compreensível para o outro. A linguagem simbólica talvez seja a melhor forma de expressar a experiência da transcendência, é a ponte que faz o ser humano ir além de si, do mundo, da história. Como trabalhar com conteúdo tão profundo? Para explicar melhor, conte uma história.

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Biografia do Autor

Maria Celina de Queirós Cabrera Nasser, Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

Mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP),
São Paulo, SP - Brasil,

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Publicado

2010-09-29

Como Citar

de Queirós Cabrera Nasser, M. C. (2010). Ensino Religioso: para explicar melhor, conte uma história. Revista Pistis & Praxis, 2(2), 309–327. https://doi.org/10.7213/pp.v2i2.10751

Edição

Seção

Dossiê