Ensino Religioso no contexto das legislações: entre conquistas, desafios e perspectivas

Autores

  • Ângela Maria Ribeiro Holanda Grupo de Assessoria e Pesquisa para o Ensino Religioso – GRAPER

DOI:

https://doi.org/10.7213/pp.v2i2.10736

Palavras-chave:

Linguagem simbólica. Religiosidade. Ensino religioso. Didática

Resumo

O presente artigo destaca o Ensino Religioso nesses últimos 15 anos, no contexto das legislações, apresentando aspectos entre conquistas, desafios e perspectivas desde 1995, quando da instalação do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (Fonaper), o qual mobilizou educadores e instituições de ensino superior para a construção da identidade pedagógica deste ensino. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9.394/96, por meio da nova redação dada ao artigo 33 pela Lei n. 9.475/97, consolida discussão curricular, a utopia do respeito à diversidade religiosa, na perspectiva do convívio a partir do diálogo inter-religioso, e a reflexão da operacionalização deste ensino na implantação/implementação dos sistemas e redes de ensino.

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Biografia do Autor

Ângela Maria Ribeiro Holanda, Grupo de Assessoria e Pesquisa para o Ensino Religioso – GRAPER

Professora especialista, compõe a equipe pedagógica da Diretoria de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Estado da Educação e do Desporto de Alagoas, membro da coordenação do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso e do Grupo de Assessoria e Pesquisa para o Ensino Religioso – GRAPER, Maceió, AL - Brasil

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Publicado

2010-09-29

Como Citar

Ribeiro Holanda, Ângela M. (2010). Ensino Religioso no contexto das legislações: entre conquistas, desafios e perspectivas. Revista Pistis Praxis, 2(2), 291–307. https://doi.org/10.7213/pp.v2i2.10736

Edição

Seção

Dossiê