Políticas e práticas de formação de professores de Ensino Religioso: desafios, avanços e perspectivas

Autores

  • Lurdes Caron Católica de São Paulo (PUC-SP)

DOI:

https://doi.org/10.7213/pp.v2i2.10712

Palavras-chave:

Ensino Religioso, Formação de professores, Políticas públicas

Resumo

O Ano Brasileiro de Ensino Religioso (ER) desafia docentes e pesquisadores envolvidos com a formação de professores de ER a marcar a diferença. Nas décadas de 1980 e 1990, várias instituições (religiosas ou não) organizavam cursos, seminários e encontros para formação de professores de ER. A Licenciatura Plena em ER aconteceu a partir de 1996 e Santa Catarina foi o Estado pioneiro na formação de professores com essa habilitação. A pesquisa descreve experiências de instituições religiosas e outras com a formação de professores de ER e destaca a experiência de Santa Catarina, a partir de 1996, com o Curso de Ciências da Religião – Licenciatura Plena – Habilitação em Ensino Religioso (CCR/LP/ER). A formação de professores de ER com Licenciatura Plena, em Estados da Federação Brasileira, ainda é carente de políticas públicas.

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Biografia do Autor

Lurdes Caron, Católica de São Paulo (PUC-SP)

Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação, pela Pontifícia Universidade
Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, SP - Brasil,

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Publicado

2010-09-29

Como Citar

Caron, L. (2010). Políticas e práticas de formação de professores de Ensino Religioso: desafios, avanços e perspectivas. Revista Pistis & Praxis, 2(2), 269–289. https://doi.org/10.7213/pp.v2i2.10712

Edição

Seção

Dossiê