Reflexões sobre um treinamento em Entrevista Motivacional em estudantes da área da saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.38.99.AO05

Palavras-chave:

Entrevista Motivacional, Programa de Treinamento, Comportamentos Relacionados com a Saúde, Comportamentos de Risco à Saúde

Resumo

O uso da Entrevista Motivacional (EM) pode auxiliar o paciente na ativação das suas metas, configurando-se como um modo de comunicação eficaz para mudanças no estilo de vida. Entretanto, é necessário que o profissional esteja capacitado para a aplicação dos princípios da EM, a fim de ser uma prática efetiva. O objetivo deste estudo foi refletir sobre a importância e avaliar o nível de conhecimento e a aplicação das habilidades fundamentais da Entrevista Motivacional numa amostra de 120 estudantes da área da saúde, após um treinamento em EM. Foi verificado o grau de Confiança e de Importância em utilizar essas habilidades na prática profissional dos participantes. Encontrou-se que quanto maior o grau de confiança em EM, maior é o percentual de perguntas consistentes com os fundamentos da EM e maior chance de acertos na EM. Os achados mostram a relevância do treinamento de Entrevista Motivacional nos cursos da área da saúde, pois potencializam a confiança dos alunos ao trabalharem com os pacientes sobre mudanças de comportamento e qualificam a formação do profissional da área da saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Heinen, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Mestre em Psicologia Clínica pela PUCRS.

Referências

Bailey, L., Curington, R., Brown, B., Hegener, M., & Espel, M. (2017). Motivational interviewing education: Creation and assessment of a learning module implemented among advanced pharmacy practice students. Curr Pharm Teach Learn, 9(5), p. 786-793. doi 10.1016/j.cptl.2017.06.007

Brasil. (2012). Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Recuperado de: http://conselho.saude.gov.br/web_comissoes/conep/index.html

Chéret, A., Durier, C., Noel, N., Bourdic, K., Legrand, C., D’Andréa, C., Hem, E., Goujard, C., Berthiaume, P., & Consoli, S. M. (2018). Motivational interviewing training for medical students: A pilot pre-post feasibility study. Patient Education and Counseling 101(11), p. 1934-1941. doi 10.1016/j.pec.2018.06.011

Coumbe-lilley, J., & Weidner, A. (2014). Developing Undergraduate Use of OARS: Skill Building for Senior Year Kinesiology Students. Motivational Interviewing, 1(3), p. 13-19. doi 10.5195/mitrip.2014.45

De Souza, F. P., Meyer, E., & Oliveira, M. S. (2019). Entrevista Motivacional para Estudantes da Área da Saúde: Resultados de um Treinamento. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 35, p. 1-7. doi 10.1590/0102.3772e3552

Faustino-Silva, D. D., Colvara, B. C., Meyer, E., Hugo, F. N., Celeste, R. K., & Hilgert, J. B. (2019). Motivational interviewing effects on caries prevention in children differ by income: A randomized cluster trial. Community Dent Oral Epidemiol, 6, p. 1-8. doi 10.1111/cdoe.12488

Figlie, N. B., & Guimarães, L. P. (2014). A Entrevista Motivacional: conversas sobre mudança. Bol-Acad. Paul. Psicol. 34(87). Recuperado de: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-711X2014000200011

Fortune, J., Breckon, J., Norris, M., Eva, G., & Frater, T., (2019). Motivational interviewing training for physiotherapy and occupational therapy students: Effect on confidence, knowledge and skills. Patient Education and Counseling 102(4), p. 694-700. doi 10.1016/j.pec.2018.11.014

Gao, X., Bridges, S., Lo, E. C. M., Mcgrath, C., Lai, S. M. L., Chan, S. S. C., Vackova, D., & Johnston, J. (2014). Motivational interviewing in undergraduate clinical education: An opportunity for a new interprofessional learning experience. Recuperado de: http://facdent.hku.hk/learning/cide_projects_010.html

Hall K., Staiger P. K., Simpson A., Best D., & Lubman D. I.,(2016). After 30 years of dissemination, have we achieved sustained practice change in motivational interviewing? Addiction 111(7). doi 10.1111/add.13014

Health Foundation. (2011). Research scan: Training professionals in motivational interviewing. Recuperado de: https://www.health.org.uk/sites/default/files/TrainingProfessionalsInMotivationalInterviewing.pdf

Kaltman, S., WinklerPrins, V., Serrano, A., & Talisman, N. (2015). Enhancing motivational interviewing training in a family medicine clerkship. Teach. Learn. Med.27(1), p. 80–4. doi 10.1080/10401334.2014.979179

Lundahl, D., Tollefson, D., Gambles, C., & Brownell, C. (2010). A meta-analysis of motivational interviewing: twenty five years of empirical studies. Research on Social Work Practice, 20, p.137-60. doi 10.1177/1049731509347850

Martino, S., Haeseler, F., Belitsky, R., Pantalon, M., & Fortin, A. H. (2007). Teaching brief motivational interviewing to Year three medical students. Medical Education, 41, p. 160-167. doi 10.1111/j.1365-2929.2006.02673.x

Miller, W. R., Hedrick, K. E., & Orlofsky, D. (1991) The Helpful Response Questionnaire: a procedure for measuring therapeutic empathy. Journal of Clinical Psychology, 47(3), p. 444-448. doi 10.1002/1097-4679(199105)47:3<444::aid-jclp2270470320>3.0.co;2-u

Miller, W. R. & Rollnick, S. (2002). Motivational interviewing: Preparing people for change. 2 ed. New York: Guilford Press.

Miller, W. R., Moyers, T. B., Ernst, D., & Amrhein, P. (2008) Manual for the Motivational Interviewing Skill Code (MISC) Version 2.1 Recuperado de: https://casaa.unm.edu/download/misc.pdf

Miller, W. R., & Rose, G. S. (2009). Toward a theory of motivational interviewing. American Psychologist, 64(6), p. 527-537. doi 10.1037/a0016830

Miller, W. R., & Rollnick, S. (2013). Motivational interviewing: Helping people change. 3.ed.

New York: Guilford Press

Miller, W. R., & Moyers, T. B . (2017). Motivational interviewing and the clinical science of Carl Rogers. J. Consult Clin Psychol, 85(8), p. 757-766. doi 10.1037/ccp0000179

Rollnick, S., Miller, W. R., & Butler, C. (2009). Motivational interviewing in health care: helping patients change behavior. Guilford Press: New York.

Rollnick, S., Butler, C. C., Kinnersley, P., Gregory, J. & Mash, B. (2010). Motivational interviewing. BMJ, 340, p. 1242-1245. doi 10.1136/bmj.c1900

Rosnicow, K., Davis, R., & Rollnick, S. (2006). Motivational interviewing for pediatric obesity: Conceptual issues and evidence review. Journal of the American Dietetic Association, 106(12), p. 2024-2033. doi 10.1016/j.jada.2006.09.015

Rubak, S., Sandbæk, A., Lauritzen, T., & Christensen, B. (2005). Motivational interviewing: a systematic review and meta-analysis. British Journal of General Practice, 55, p. 305-312. Recuperado de: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1463134/

Schoo, A. M., Lawn, S., Rudnik, E., & Litt, J. C. (2015). Teaching health science students foundation motivational interviewing skills: use of motivational interviewing treatment integrity and self-reflection to approach transformative learning, BMC Med. Educ. 15. doi 10.1186/s12909-015-0512-1.

Segatto M. L., Andreoni S., Souza E. S. R. D., Diehl A., & PInsky I. (2011). Brief motivational interview and educational brochure in emergency room settings for adolescents and young adults with alcohol related problems: a randomized single blind clinical trial. Rev Bras Psiquiatria 33(3), p. 225-233. doi 10.1590/S1516-44462011005000004

Downloads

Publicado

2020-04-10

Como Citar

De Souza, F. P., Heinen, M., & Oliveira, M. D. S. (2020). Reflexões sobre um treinamento em Entrevista Motivacional em estudantes da área da saúde. Psicologia Argumento, 38(99), 88–107. https://doi.org/10.7213/psicolargum.38.99.AO05

Edição

Seção

Artigos