A Educação Inclusiva e os Transtornos Específicos de Aprendizagem: em foco a Dislexia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.38.99.AO02

Palavras-chave:

Dislexia, Educação Inclusiva, Necessidades Educacionais Especiais, PEI, PDI

Resumo

Este trabalho é um ensaio sobre educação inclusiva dislexia, apoiando-se em leis e referenciais teóricos. Justifica-se esta discussão pela constatação de que a educação inclusiva ainda não é uma realidade plenamente efetivada em nossas escolas por várias razões. Assim, apresentamos a base legal vigente da inclusão de alunos disléxicos no ensino regular; as principais intervenções pedagógicas apropriadas; a definição e as características da dislexia; as principais adaptações recomendadas em sala de aula, incluindo as avaliativas e a confecção e a execução do Plano de Ensino Individual (PEI) ou Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). A principal conclusão é a de que as escolas devem seguir as leis que garantem a inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs) em salas regulares de ensino por meio da confecção e da execução do PEI dos alunos, de acordo com as suas necessidades, e da utilização de métodos de alfabetização apropriados em larga escala, que favoreçam tanto alunos disléxicos quanto crianças neurotípicas.

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Biografia do Autor

Drieli Rafagnin, Colégio Marista Cascavel- PR

Pedagoga pela UNIOESTE Campus Cascavel, Professora do Colégio Marista Cascavel PR.

Maria Ester Rodrigues, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Maria Ester Rodrigues é Doutora em Educação: Psicologia da Educação (2005) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PED PUC SP (PPG Conceito 5 CAPES), sob a orientação da Profa. Dra. Melania Moroz. Concluiu o Mestrado em Educação: Psicologia da Educação, no mesmo programa, sob a mesma orientação, em 2000. Concluiu Especialização Lato Sensu em Psicologia Clínica na Universidade Federal do Paraná em 1996 e graduou-se em Psicologia pela mesma Universidade em 1990. É Professora Associada na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Campus Cascavel. Tem experiência na área de Educação e Psicologia, com ênfase em Psicologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Contribuições da Análise do Comportamento à Educação, Ensino de Psicologia da Educação. É pesquisador do Grupo de Pesquisa Psicologia e Educação - GPSIE-CECA/UNIOESTE, coordenando a linha de pesquisa intitulada Contribuições da Psicologia à Educação e Formação Docente. Também é pesquisadora do grupo Bases Psicológicas da Educação - PPG-PED PUC/SP, atuando na linha de pequisa Contribuições do Behaviorismo Radical à Educação. Autora do livro: Mitos e Discordâncias: Relatos de ex-analistas do comportamento. São Paulo: ESETec, 2011. É professora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, área de concentração Sociedade, Estado e Educação, na linha de pesquisa: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM.

Paula Emanuele Bello Kosloski, Pedagoga pela UNIOESTE Campus Cascavel PR, Mestranda em Educação PPGE Campus Cascavel PR

Pedagoga pela UNIOESTE Campus Cascavel PR, Mestranda em Educação PPGE Campus Cascavel PR

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Publicado

2020-04-10

Como Citar

Rafagnin, D., Rodrigues, M. E., & Kosloski, P. E. B. (2020). A Educação Inclusiva e os Transtornos Específicos de Aprendizagem: em foco a Dislexia. Psicologia Argumento, 38(99), 26–45. https://doi.org/10.7213/psicolargum.38.99.AO02

Edição

Seção

Artigos