Mistagogia: um diálogo fecundo [T] entre mística e pedagogia

Rosemary Fernandes da Costa

Resumo


As ações evangelizadoras em suas experiências de iniciação, formação e orientação vem sendo matéria-prima de estudos, reflexão e avaliação. Mais do que buscar novas metodologias que dialoguem com o nosso tempo, a mistagogia nos fala de uma fundamentação antropológica e teológica que resgata sua essência e aponta caminhos pastorais. A experiência mistagógica vivida nos séculos III e IV, especialmente com Cirilo de Jerusalém, torna-se fontal e orientadora de categorias que dialogam com as comunidades contemporâneas. A crise da fé nos reclama um novo caminho místico, uma espiritualidade integradora. Pede-nos urgência de uma revisão profunda dos processos de orientação religiosa, da vitalidade das comunidades e do modo concreto de viver a relação religião-mundo e fé-cultura. A partir do processo de elaboração entre a teologia sistemática e o resgate dessa experiência fontal, apresentamos algumas contribuições que podem se tornar mais do que memória viva para nosso presente, mas sementes fecundas nos processos de evangelização atuais.

Palavras-chave


Mistagogia; Cirilo de Jerusalém; Pedagogia da fé; Evangelização; Iniciação religiosa.

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DOI: http://dx.doi.org/10.7213/revistapistispraxis.06.002.dv03

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