Mistagogia: um diálogo fecundo [T] entre mística e pedagogia

Autores/as

  • Rosemary Fernandes da Costa Doutora em Teologia Sistemático-pastoral pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), professora do Departamento de Teologia/Setor de Cultura Religiosa da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), assessora nas áreas de Teologia, Pastoral e Liturgia da Rede Celebra, Rio de Janeiro, RJ - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.06.002.dv03

Palabras clave:

Mistagogia, Cirilo de Jerusalém, Pedagogia da fé, Evangelização, Iniciação religiosa.

Resumen

As ações evangelizadoras em suas experiências de iniciação, formação e orientação vem sendo matéria-prima de estudos, reflexão e avaliação. Mais do que buscar novas metodologias que dialoguem com o nosso tempo, a mistagogia nos fala de uma fundamentação antropológica e teológica que resgata sua essência e aponta caminhos pastorais. A experiência mistagógica vivida nos séculos III e IV, especialmente com Cirilo de Jerusalém, torna-se fontal e orientadora de categorias que dialogam com as comunidades contemporâneas. A crise da fé nos reclama um novo caminho místico, uma espiritualidade integradora. Pede-nos urgência de uma revisão profunda dos processos de orientação religiosa, da vitalidade das comunidades e do modo concreto de viver a relação religião-mundo e fé-cultura. A partir do processo de elaboração entre a teologia sistemática e o resgate dessa experiência fontal, apresentamos algumas contribuições que podem se tornar mais do que memória viva para nosso presente, mas sementes fecundas nos processos de evangelização atuais.

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Publicado

2014-09-13

Cómo citar

da Costa, R. F. (2014). Mistagogia: um diálogo fecundo [T] entre mística e pedagogia. Revista Pistis & Praxis, 6(2), 693–718. https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.06.002.dv03