Ilustração de personagens negros e brancos em livros didáticos de Ensino Religioso do ensino fundamental

Autores

  • Sergio Luis do Nascimento Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.7213/pp.v2i2.14423

Palavras-chave:

Relações raciais, Livros didáticos, Ensino Religioso, Discurso racista.

Resumo

O artigo apresenta algumas considerações sobre a análise dos discursos sobre os segmentos raciais negros e brancos em livros didáticos de Ensino Religioso de 5ª e de 8ª séries do ensino fundamental, publicados entre 1977 e 2007. A análise foi produzida nos contextos interpretativos da teoria da ideologia (THOMPSON, 1995) e dos estudos contemporâneos sobre discursos racistas. Além disso, manteve-se como foco os possíveis impactos da movimentação em torno do tema na produção de discurso racista em livros didáticos de Ensino Religioso, procurando contemplar publicações produzidas de acordo com os três modelos tradicionalmente presentes em diversas escolas do Brasil, a saber: as concepções denominadas Confessional, Interconfessional e a Fenomenológica. A análise formal ou discursiva consistiu na avaliação interna das próprias formas simbólicas, à qual se buscou integrar técnicas de análise de conteúdo. Para análise quantitativa, obteve-se uma amostra de 432 personagens nas ilustrações retiradas de 20 livros didáticos de Ensino Religioso de 5ª e de 8ª séries do ensino fundamental.

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Biografia do Autor

Sergio Luis do Nascimento, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR - Brasil.

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Publicado

2010-09-29

Como Citar

do Nascimento, S. L. (2010). Ilustração de personagens negros e brancos em livros didáticos de Ensino Religioso do ensino fundamental. Revista Pistis & Praxis, 2(2), 417–433. https://doi.org/10.7213/pp.v2i2.14423

Edição

Seção

Dossiê