Ferramenta virtual como método complementar no ensino da anatomia na espécie felina

Dala Kezen Vieira Hardman Leite, Nathália Ferreira Corrêa, Thais Cristina Belondre Andrade, Milene Couras da Cruz, Rômulo Ferreira de Assumção

Resumo


A fim de verificar o impacto positivo da ferramenta virtual como método complementar no ensino de anatomia, conforme abordado em diversas pesquisas recentes, o presente trabalho realizou um estudo primário sobre imagens anatômicas topográficas virtuais 3D nos sistemas digestório, urinário, respiratório e cardiovascular na espécie felina. Os docentes e discentes participaram do presente estudo, tendo sido treinados e capacitados para utilização do software (5.02) da Mesa Anatômica Virtual 3D (Anatomage). No sistema digestório foram identificados: esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso; no entanto, no software não foi possível detalhar a cavidade oral. Em relação ao sistema urinário, as estruturas como rins, ureteres, vesícula urinária e uretra foram identificadas. Com referência ao sistema respiratório, os pulmões, laringe e a traqueia foram estruturas evidenciadas. Contudo, os brônquios, porção nasal da laringe e cavidade nasal não puderam ser exploradas, carecendo de detalhamento do software. Por fim, no sistema cardiovascular, as estruturas do coração foram identificadas e dissecadas, apesar de a vascularização não ter sido visualizada. Após analisar os sistemas, observar cada órgão espacialmente e identificar as estruturas, a dissecção virtual foi empregada para investigação anatômica mais detalhada. Durante o processo foram produzidas imagens anatômicas em diversos planos (rostral, ventral, lateral e sagital). Os recursos presentes no software certificaram que a mesa anatômica virtual 3D é uma ferramenta facilitadora, interativa e dinâmica. Posterior à capacitação da equipe, os sistemas estudados na espécie felina foram explorados, identificados e dissecados de forma clara e simples. Uma atualização da variabilidade das espécies animais no software beneficiará o ensino aprendizagem da anatomia veterinária. A mesa anatômica virtual 3D apresenta um potencial que contribuirá de forma positiva na metodologia ativa de forma a complementar o ensino tradicional no estudo da anatomia.


Palavras-chave


Anatomia veterinária. Espécie felina. Mesa anatômica virtual 3D.

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DOI: http://dx.doi.org/10.7213/2596-2868.2020.18013

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