O ministério presbiteral no pontificado do Papa Francisco: uma análise das Cartas Encíclicas e Exortações Apostólicas.

Autores

  • Ludinei Marcos Vian Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar o que as Cartas Encíclicas e Exortações Apostólicas do Papa Francisco desenvolvem sobre o ministério presbiteral. Para tal, realizou-se uma pesquisa bibliográfica em cinco documentos, bem como de alguns comentários sobre eles. O texto é resultado de uma comunicação no encontro da SOTER Sul, realizado entre os dias 11 e 13 de dezembro de 2018, em Florianópolis. Após a análise das Encíclicas e Exortações Apostólicas, a pesquisa apresentou qual a identidade e missão do presbítero reveladas por elas. Com isso, pretendeu colaborar com a conscientização do comprometimento de todos com a missão. No início de seu pontificado, ao celebrar pela primeira vez a missa da crisma como Papa, Francisco exortou os pastores a terem cheiro de ovelhas. Os principais resultados apresentam um presbítero que deva estar presente nas mais diversas realidades, de forma especial nas periferias da sociedade, que seja um servo de todos, para que, assim, possa congregar a comunidade a ele confiada, que a identidade e missão do presbítero seja identificada com o serviço pastoral por ele prestado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENTO XVI, Papa. Carta Encíclica Deus Caritas est. 2 ed. São Paulo: Paulinas, 2006.

CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II, 1962-1965, Cidade do Vaticano. Lumen Gentium. In: REGINATTO, Flávio (direção geral) Vaticano II: mensagens, discursos e documentos. 2. ed. São Paulo: Paulinas, 2007, p. 185-247.

CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II, 1962-1965, Cidade do Vaticano. Presbyterorum Ordinis. In: REGINATTO, Flávio (direção geral) Vaticano II: mensagens, discursos e documentos. 2. ed. São Paulo: Paulinas, 2007, p. 440-469.

CONFERÊNCIA EPISCOPAL PORTUGUESA. Síntese da Exortação apostólica pós-sinodal do Papa Francisco – Amoris laetitia sobre o amor na família [s.l. s.d.]. Disponível em: http://www.conferenciaepiscopal.pt/v1/sintese-da-exortacao-apostolica-pos-sinodal-do-papa-francisco-amoris-laetitia-sobre-o-amor-na-familia/. Acesso em 27 de nov. de 2018.

CONGREGAÇÃO PARA O CLERO. Diretório para o ministério e a vida dos presbíteros. Brasília: edições CNBB, 2013. (Documentos da Igreja 12).

FAUS, González. Primeiríssimas impressões sobre a Lumen Fidei. Artigo de González Faus, São Leopoldo, 2013. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/noticias/521766-primeirissimas-impressoes-sobre-a-lumen-fidei-artigo-de-gonzalez-faus. Acesso em 22 de jan. de 2019.

FINELON, Vitor Gino. Carta Encíclica “Lumen Fidei”, Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: http://arqrio.org/formacao/detalhes/260/carta-enciclica-lumen-fidei. Acesso em: 21 de nov. de 2018.

FRANCISCO, Papa. Carta Encíclica Laudato Si. São Paulo: Paulus; São Paulo: Loyola, 2015.

FRANCISCO, Papa. Carta Encíclica Lumen Fidei. São Paulo: Paulinas, 2013.

FRANCISCO, Papa. Exortação Apostólica Amoris Laetitia. A alegria do amor sobre o amor na família. São Paulo: Loyola, 2016.

FRANCISCO, Papa. Exortação Apostólica Evangelii Gaudium. A alegria do Evangelho. Sobre o anúncio do evangelho no mundo atual. Brasília: Edições CNBB, 2015.

FRANCISCO, Papa. Exortação Apostólica Gaudete et exsultate. Sobre o chamado à Santidade no Mundo Atual. 2 ed. Brasília: Edições CNBB, 2018.

JOÃO PAULO II, Papa. Exortação Apostólica pós-sinodal. Sobre a formação dos sacerdotes. Pastores Dado Vobis. 5 ed. São Paulo: Paulinas, 2001.

LEITE, Eugênio Batista. Carta encíclica Laudato Si’ – sobre o cuidado da Casa Comum – Papa Francisco. Minas Gerais, 2015. Disponível em:

http://periodicos.pucminas.br/index.php/sinapsemultipla/article/viewFile/11045/9026. Acesso em 25 de nov. de 2018.

SBARDELOTTO, Moisés. Um estilo evangelizador: o horizonte eclesial da Evangelii Gaudium. São Leopoldo, 2013. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/noticias/526339-um-estilo-evangelizador-o-horizonte-eclesial-da-evangelii-gaudium. Acesso em 25 de nov. de 2018.

Downloads

Publicado

2019-12-10

Como Citar

Vian, L. M. (2019). O ministério presbiteral no pontificado do Papa Francisco: uma análise das Cartas Encíclicas e Exortações Apostólicas. Caderno Teológico Da PUCPR, 4(1). Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/cadernoteologico/article/view/24728