Reality show: o formato audiovisual como estratégia estética na busca pela liderança

Autores

  • Valério Cruz Brittos
  • Rafaela Chagas Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.7213/rec.v11i26.22345

Palavras-chave:

Economia política da comunicação, Indústrias culturais, Reality show, Rede Record, Estratégias operacionais televisivas

Resumo

Este texto toma como epistemologia a economia política da comunicação, que contribui para o estudo dasrelações de poder que perpassam a produção, a distribuição e o consumo dos recursos comunicacionais.Partindo disso, percebe-se que as produções simbólicas da indústria televisiva são constituídas com a motivaçãode obter posições privilegiadas, uma vez que o intuito é estabelecer esse tipo de relacionamento como mercado publicitário e seus consumidores diretos. Na atualidade, um tipo específico de programa vemsendo relevante para alavancar a mercadoria audiência, o reality show (show de realidade), um formato atraentepara os exibidores, por representar baixo custo de produção, em comparação com a teleficção, e porapresentar capacidade de ampliar a audiência. Assim, estuda-se como o programa A fazenda impactou nomontante de público da Rede Record, representando um aumento significativo da média diária de audiênciada emissora, visto que novela, programa de variedades e programa beneficente foram lançados nesse realityshow que, além do mais, pautou a temática dos conteúdos audiovisuais, tanto no jornalismo como no showde variedades dessa emissora, durante os três meses em que ficou no ar.

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Publicado

2010-11-14

Como Citar

Brittos, V. C., & Barbosa, R. C. (2010). Reality show: o formato audiovisual como estratégia estética na busca pela liderança. Revista De Estudos Da Comunicação, 11(26). https://doi.org/10.7213/rec.v11i26.22345

Edição

Seção

Artigos