Reality show: o formato audiovisual como estratégia estética na busca pela liderança
DOI:
https://doi.org/10.7213/rec.v11i26.22345Keywords:
Economia política da comunicação, Indústrias culturais, Reality show, Rede Record, Estratégias operacionais televisivasAbstract
Este texto toma como epistemologia a economia política da comunicação, que contribui para o estudo dasrelações de poder que perpassam a produção, a distribuição e o consumo dos recursos comunicacionais.Partindo disso, percebe-se que as produções simbólicas da indústria televisiva são constituídas com a motivaçãode obter posições privilegiadas, uma vez que o intuito é estabelecer esse tipo de relacionamento como mercado publicitário e seus consumidores diretos. Na atualidade, um tipo específico de programa vemsendo relevante para alavancar a mercadoria audiência, o reality show (show de realidade), um formato atraentepara os exibidores, por representar baixo custo de produção, em comparação com a teleficção, e porapresentar capacidade de ampliar a audiência. Assim, estuda-se como o programa A fazenda impactou nomontante de público da Rede Record, representando um aumento significativo da média diária de audiênciada emissora, visto que novela, programa de variedades e programa beneficente foram lançados nesse realityshow que, além do mais, pautou a temática dos conteúdos audiovisuais, tanto no jornalismo como no showde variedades dessa emissora, durante os três meses em que ficou no ar.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2010-11-14
How to Cite
Brittos, V. C., & Barbosa, R. C. (2010). Reality show: o formato audiovisual como estratégia estética na busca pela liderança. Revista De Estudos Da Comunicação, 11(26). https://doi.org/10.7213/rec.v11i26.22345
Issue
Section
Articles
License
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.