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Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • O autor garante que os trabalhos submetidos a esta revista são originais e não foram elaborados com violação a quaisquer direitos de terceiros, tendo obtido todas as autorizações necessárias para inclusão de conteúdos complementares, tais como mas não restritos a traduções, ilustrações, quadros e citações, as quais o autor também se compromete a indicar a fonte precisa de onde foram obtidos. O autor ainda declara que os trabalhos não contém declarações difamatórias, que atentem contra moral, bons costumes, código de conduta do Grupo Marista e/ou que viole direitos de propriedade intelectual.

Directrices para autores/as

Instruções para Autores

Os trabalhos que não atenderem as especificações abaixo serão automaticamente recusados.

NORMAS EDITORIAIS
a) A Revista de Estudos da Comunicação dá preferência à publicação de artigos originais. Os trabalhos devem ser encaminhados, neste caso, em conjunto com o Termo de Originalidade e com a Declaração de Cessão de Direitos Autorais, devidamente preenchidos e assinados (em PDF, no ambiente de submissão). No caso de mais de um autor, cada um deve assinar uma cópia separada do termo. 
b) A Revista de Estudos da Comunicação dá preferência à publicação de artigos em que pelo menos um dos autores tenha titulação mínima de doutor. Casos especiais serão analisados pelo Conselho Editorial.
c) Ao submeter um artigo ao processo editorial da Revista, solicita-se que não sejam encaminhados para apreciação em outros periódicos e publicações impressas ou on line.
d) Trabalhos apresentados anteriormente em eventos científicos da área, cujo resumo e/ou versão integral tenham sido publicados em anais, podem ser submetidos à Revista de Estudos da Comunicação, cabendo ao Conselho Editorial a decisão de publicá-los, desde que os autores informem em nota de rodapé específica o nome do evento, data e local em que foram apresentados. Recomenda-se que a versão a ser publicada no periódico agregue as discussões e avanços obtidos com a discussão do trabalho no evento científico em que foi apresentado anteriormente.
e) A análise dos artigos recebidos pela Revista de Estudos da Comunicação tem como base o sistema double blind review. Os artigos recebidos são inicialmente apreciados pelos Editores e, ao estar de acordo com o escopo da Revista, com as normas para publicação e considerados como potencialmente publicáveis, são encaminhados, anonimamente, para os consultores ad hoc escolhidos pelo editor. Após a análise do artigo, os autores são notificados sobre a decisão dos consultores. 
f) O Conselho Editorial pode optar, eventualmente, pela publicação de trabalhos enviados por autores mediante convite, em função do alinhamento de sua pesquisa com o escopo da revista e de sua excelência acadêmica, assim como pela publicação de pesquisas apresentadas anteriormente em eventos científicos da área da Comunicação. Nesses casos, cabe ao Editor e ao Conselho Editorial a responsabilidade pela avaliação e edição dos trabalhos.
g) Reserva-se o direito, se necessário, de encaminhar artigos a pareceristas ad hoc, que não façam parte do Conselho Científico, desde que estes possuam titulação mínima de Doutor e tenham afinidade específica com o tema tratado no artigo em questão.
h) O resultado da avaliação dos pareceristas poderá ser de quatro formas:
(1) Aceito sem revisões (ou mínimas revisões);
(2) Aceito com revisão;
(3) Sugestão de ressubmissão (onde receberá novo parecer);
(4) Rejeitado. Se dois pareceristas rejeitarem-no, o proponente será informado. Se tiver um aceita e uma rejeição, será enviado para um terceiro parecerista. Se o aceite for com modificações, os editores avaliarão se as modificações foram cumpridas a contento ou se deverá ser revisto pelo(s) parecerista(s). Os editores manterão rigoroso sigilo sobre a identidade do parecerista e do proponente. 
f) Os editores e pareceristas se reservam o direito de propor alterações nos originais, visando manter a qualidade da publicação, respeitando, porém, o estilo e as opiniões dos autores. Afirmações, opiniões e conceitos expressados nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. O simples encaminhamento dos trabalhos a Revista de Estudos da Comunicação implica na aceitação, por parte do autor, das normas aqui expressas, bem como na autorização da publicação dos mesmos. 
g) Os direitos autorais dos trabalhos publicados são de propriedade da Editora Universitária Champagnat, sendo que os originais não serão devolvidos.

NORMAS TÉCNICAS

Apresentação de artigo
O trabalho deverá ser digitado em Word for Windows, fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento 1,5 e parágrafo justificado.
As páginas devem ser numeradas e configuradas no formato A4. Os artigos devem conter de 10 a 15 laudas. O total de laudas deve incluir resumos, referências, ilustrações, quadros, tabelas, gráficos etc.
Devem ser submetidos dois arquivos separados (além dos arquivos de imagens, quando houver): o documento de identificação e o documento principal.

Documento de identificação: a primeira página do artigo, e somente esta, deverá conter as informações de autoria e filiação dos autores. Esta página deverá ser configurada de forma a contemplar as seguintes informações: o título em português (Caixa baixa, em negrito, fonte Times New Roman, tamanho 14, com iniciais em maiúsculo, parágrafo centralizado) e em inglês (Caixa baixa em itálico, fonte Times New Roman, tamanho 12, com iniciais em maiúsculo, parágrafo centralizado). O nome completo de cada autor deve ser apresentado a partir da terceira linha (centralizado), indicando na sequência formação, titulação máxima, filiação institucional e e-mail de todos os autores. Esta página é a única parte do texto em que poderá constar a identificação da autoria. 
Documento principal: o artigo deve vir na sequência, a partir da segunda página, sem qualquer referência aos autores ou às instituições de origem. Os títulos (em português e inglês) devem ser incluídos da mesma forma como no documento de identificação. Os resumos devem constar na primeira página juntamente com as palavras-chave. O corpo principal do artigo deve vir na sequência com a seguinte formatação: corpo do texto: fonte Times New Roman, tamanho 12, parágrafo justificado, espaçamento 1,5 até o final (com exceção para as citações diretas, com espaçamento simples).

Quanto aos títulos
Título 1º nível: sem numeração, caixa baixa, em negrito, fonte Times New Roman, tamanho 14, com iniciais maiúsculas, parágrafo justificado à esquerda.
Título 2º nível (subtítulo): sem numeração, em negrito, fonte Times New Roman, tamanho 12, parágrafo justificado à esquerda. 
Título 3º nível: deve ser evitado. Quando imprescindível, não numerar. Utilizar fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito, com recuo de parágrafo. 
Não inicie cada sessão do texto em uma nova página; simplesmente separe o fim de uma sessão e o subtítulo da sessão seguinte inserindo um espaço (1,5) entre ambos.

Resumos
Os trabalhos aceitos deverão oferecer dois resumos, sendo um deles necessariamente em português e o segundo em inglês. Quando o texto for apresentado em inglês, espanhol ou francês, um dos resumos deve ser em sua língua original, um segundo resumo em português e um terceiro em inglês, para textos em espanhol e francês. Devem conter no mínimo 150 palavras, e no máximo 250, em fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples e parágrafo justificado. Na última linha, deverão ser indicados entre três e cinco palavras-chave, apresentadas com iniciais maiúsculas e separadas por ponto.

Notas
As notas inseridas no corpo do trabalho devem ser indicadas por número arábicos, elevados imediatamente após a frase a que diz respeito, e restritas ao mínimo indispensável. As notas deverão constar no rodapé da mesma página em que são inseridas. Não devem ser apresentadas notas de rodapé com referências dos autores. Elas devem ser apresentadas em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples e parágrafo justificado.

Materiais gráficos
As ilustrações, desenhos etc. devem ser enviadas em cópia digitalizada (1 a 2 Mb, formato .jpg ou .tif), não é possível utilizar fotos de celular. No texto, as imagens devem ser mencionadas como figuras ou tabelas e apresentar títulos, fontes e, se necessário, legendas.

Normas de apresentação de materiais gráficos

Quadros e tabelas 
O que diferencia quadros e tabelas é que, enquanto aqueles apresentam informações textuais, as tabelas contêm informações numéricas. 
Devem ser apresentados com os respectivos títulos (imediatamente acima da tabela, fonte Times New Roman, tamanho 12, parágrafo centralizado, somente a inicial maiúscula) e fonte (imediatamente abaixo da tabela, Times New Roman, tamanho 10, parágrafo justificado, somente a inicial em maiúscula). As expressões “tabela abaixo/acima” ou “tabela que segue” não devem ser utilizadas, porque, no processo de editoração, sua localização pode não corresponder ao indicado no texto.

Figuras e gráficos
Devem ser apresentados com os respectivos títulos (imediatamente abaixo da figura, fonte Times New Roman, tamanho 12, parágrafo justificado, somente a inicial maiúscula) e fonte (imediatamente abaixo do título, Times New Roman, tamanho 10, parágrafo justificado, somente a inicial em maiúscula). As expressões “figura abaixo/acima” ou “gráfico que segue” não devem ser utilizadas porque, no processo de editoração, sua localização pode não corresponder ao indicado no texto.

Citações
As referências devem ser citadas no texto pelo sistema autor-data, conforme a norma ABNT, NBR 10520 ago. 2002. Exemplo:

Quando os autores fazem parte do texto: um autor: “Segundo Freitas (2002, p. 524), [...]”; dois autores: “De acordo com Junqueira e Souza (2002), [...]”; mais de três autores: “Para Prado et al. (2002), [...]”.
Quando os autores não fazem parte do texto: “com o advento da invenção dos tipos móveis por Gutemberg, a informação popularizou-se (BUFREN, 1997, p 75)”.
Citação de citação: “Segundo Silva (1983 apud ABREU, 1999, p. 3), diz ser [...]”. Importante: deve-se evitar ao máximo a citação de citação. 
As citações com até três linhas devem estar dentro do texto entre aspas duplas; as citações com mais de três linhas devem estar com recuo de 4 cm da margem esquerda, em fonte tamanho 10.
Informação verbal: quando literal, deve aparecer entre aspas e em itálico.

Referências
Somente as citações que figuram no texto devem ser referenciadas. Trabalhos em fase de elaboração devem ser citados acompanhados da expressão “no prelo”. Dados não publicados devem vir acompanhados da expressão “observações não publicadas”; neste caso, uma carta do autor deve ser fornecida. As referências ao fim do trabalho devem ser organizadas e apresentadas em ordem alfabética, de acordo com o sobrenome do primeiro autor. Para elaboração das referências deve ser observada a norma NBR 6023 da ABNT, 2002.

Livro de um só autor: TURNER, G. Cinema como prática social. São Paulo: Summus, 1997.

Livro com mais de três autores: SOBESTIANSKY, J. et al. Suinocultura intensiva: produção, manejo, e saúde do rebanho. Concórdia: EMBRAPA; CNPSA, 1998.

Capítulo de livro: MARIANI, B. Os primórdios da imprensa no Brasil: ou de como o discurso jornalístico constrói a memória. In: ORLANDI, E. P. (Org.). Discurso fundador: a formação do país e a construção da identidade nacional. 2. ed. Campinas: Pontes, 2001. p. 31-42.

Dissertações ou teses: BERNARDI, P. A. A comunicação na gestão de instituições de ensino superior. 1995. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 1995.

Eventos científicos: CONGRESSO BRASILEIRO DE JORNALISMO EMPRESARIAL, ASSESSORIA DE IMPRENSA E RELAÇÕES PÚBLICAS, 5., São Paulo, 2002. Anais... São Paulo: USP, 2002.

Trabalhos apresentados em Congresso: QUIROGA, S. R. Ciência, e incertidubles: dilemas de la divulgación científica latinoamerica. In: CONGRESSO DE JORNALISMO IBEROAMERICANO, 7., Campo grande, 2001. Anais... Campo Grande: Universidade federal de Mato Grosso do Sul, 2001.

Artigos de revistas: AREU, G. I. P. El modelo normativo: un estudio sobre Habermas. Revista de Estudos da Comunicação, v. 2, n. 5, p. 17-26, mar. 2002.

Artigos da internet: LOPES, I. L. Estratégia de busca na recuperação da informação: revisão de literatura.Revista Ciência da Informação, v. 31, n. 2, 2002. Disponível em: . Acesso em: 5 abr. 2002.

OBS: Recomendamos que o autor efetue um checklist, atentando para o seguinte:

- Solicite a um profissional da área inerente à apreciação seu artigo antes de envia-lo à revista;
- Revise cuidadosamente o trabalho quanto às normas solicitadas: tamanho da fonte em cada item do trabalho, numeração de página, notas em número arábico, a legenda de tabelas e quadros, formatação da página e dos parágrafos, citação no corpo do texto e referências, conforme solicitado. Verifique se todos os autores citados constam na lista de referências ao fim do trabalho.
- Cuide para que sejam enviados todos os arquivos em separado, conforme o solicitado (documento de identificação, documento principal, imagens e termo de originalidade).

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