Sobre la revista

Foco e Escopo

Missão

Divulgar pesquisas científicas relevantes na área da Comunicação Social, priorizando textos que 
apresentem resultado de pesquisas, aplicadas ou teóricas, realizadas no Brasil e/ou em outros países, 
focadas na comunicação contemporânea e suas implicações sociais, tecnológicas e de gestão.

Objetivo

Estimular o debate científico sobre temas emergentes na Comunicação Social, especialmente no que se refere às novas tecnologias e a transformações nos processos comunicacionais.

Visão

A Revista de Estudos da Comunicação pretende tornar-se referência no ambiente da pesquisa em Comunicação Social no Brasil, com vistas à internacionalização, mantendo-se atenta às transformações sociais, tecnológicas e de gestão da comunicação. Seu escopo visa acompanhar o desenvolvimento da pesquisa Stricto Sensu da PUCPR e de outras universidades brasileiras e estrangeiras no que se refere à construção do conhecimento científico na área da Comunicação Social.

Foco

A abordagem da Revista de Estudos da Comunicação está focada nas tendências da Comunicação Social contemporânea e suas implicações sociais, tecnológicas e de gestão. Interessam especialmente temas relacionados às seguintes Linhas de Pesquisa:
1) Gestão e Tecnologias da Comunicação
Estudos das intervenções tecnológicas, em seus âmbitos cultural, social e econômico, nas práticas de comunicação. São objetos de investigação a comunicação, organizacional ou mercadológica, em instituições privadas, governamentais, não governamentais ou redes colaborativas.
2) Cultura e ambientes midiáticos
Estudos da produção cultural e suas relações com o contexto midiático. Envolvem processos de criação, produção, recepção, consumo e apropriação. São temas de interesse: formas de expressão, mediações, hibridismos, convergências e rupturas.

Processo de Avaliação pelos Pares

No que se refere às questões relacionadas aos direitos autorais, a Revista de Estudos da Comunicação recomenda que os trabalhos submetidos ao processo de análise para publicação estejam adequados às normas da ABNT. 
Os autores devem ainda postar no sistema de submissão uma declaração de originalidade da pesquisa a ser analisada pelos pareceristas.
Pesquisas que envolvam entrevistas, aplicação de questionários, ou imagens que identifiquem pessoas em situações privadas ou que possam ser consideradas depreciativas deverão apresentar autorizações para uso de nome, declarações e/ou imagem. 
Artigos que apresentem pesquisas envolvendo seres humanos devem promover, proteger e valorizar os sujeitos de pesquisa, cuidando para que a publicação possa “tratá-los em sua dignidade, respeitá-los em sua autonomia”.

Periodicidade

A Revista de Estudos da Comunicação tem periodicidade quadrimestral. Publica em média oito artigos científicos por edição.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.