Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Revista Estudos de Biologia, periódico do curso de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), criado em 1978, publica gratuitamente artigos originais, em português, espanhol e inglês. Serão considerados para publicação artigos que claramente sejam motivados por uma pergunta central e estejam relacionados com diagnóstico, intervenção e monitoramento ambiental, incluída a elaboração de protocolos e metodologias que visem à manutenção da qualidade ambiental ou pesquisas básicas que possam servir de suporte a esses propósitos. Os artigos submetidos devem ser inéditos, sendo vetada sua apresentação simultânea em outros periódicos.
Processo de Avaliação pelos Pares
É imprescindível que as instruções aqui apresentadas sejam seguidas à risca durante a preparação do manuscrito. Se, após a leitura das instruções permanecerem dúvidas não existe em contatar o editor-chefe. Manuscritos que não seguirem as normas serão prontamente devolvidos aos autores. Tenha em mente que mais da metade das submissões são devolvidas sem passar pelos revisores resultando em atraso no processo de publicação. Se os autores desejam aceleram o processo, favor ler e seguir as instruções com cautela. Estudos com seres humanos ou animais serão aceitos para publicação desde que cumpram princípios éticos (Resolução n. 196/96, do Conselho Nacional de Saúde; diretrizes internacionais PAIN, 16: 109-110/1983 e Lei n. 11.794/2008). O protocolo tem que ter sido aprovado por um Comitê de Ética e o número do parecer deve ser informado. Pesquisas que envolvam coleta ou captura de animais, que sejam conduzidas em unidades de conservação, cavernas ou que envolvam espécies ameaçadas devem seguir a Instrução Normativa n. 154/2007 do Ibama e incluir o número da autorização dos órgãos competentes, bem como a coleção depositária e o número de tombo de referência.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.