Processo de avaliação por pares
A análise dos trabalhos recebidos pela Revista Acadêmica Ciência Animal baseia-se no sistema double-blind peer review, inclusive aqueles submetidos para edições especiais. Os trabalhos recebidos são, inicialmente, apreciados pelos editores e, em conformidade com as normas para publicação e considerados como potencialmente publicáveis, são encaminhados para os coeditores de área, responsáveis por escolherem dois ou mais avaliadores após análise mais detalhada do trabalho. Nossa equipe editorial, formada por avaliadores nacionais e internacionais, é constantemente atualizada. Após o recebimento das avaliações, os autores são notificados sobre a decisão dos editores e, caso aprovados, são informados sobre a provável data de publicação.
O tempo estimado de avaliação é de 4 a 6 meses e o de publicação é de 3 a 10 dias.
A versão final do artigo, publicada no periódico, contém o nome do editor (a) responsável pela avaliação (peer review).
Processo de avaliação
1. Autores submetem.
2. O assistente editorial faz a verificação inicial e encaminha a um dos editores-chefes. Caso não esteja dentro das normas, o artigo é devolvido aos autores para correção ou ressubmissão.
3. Editor-chefe indica um coeditor.
4. Coeditor designa dois ou mais avaliadores e envia uma mensagem contendo o título e o resumo da submissão, bem como um convite para acessarem o sistema e informarem sua disponbilidade ou indisponbildiade em fazer a avaliação.
5. Os avaliadores terão acesso ao manuscrito (que não contém identificação alguma de autoria) e aos documentos suplementares (tabelas, figuras) somente depois de aceitarem o convite. O parecer é submetido após preenchimento de formulário padrão de avaliação.
6. O coeditor recebe os pareceres e recomenda decisão. Em caso de divergência de pareceres, o manuscrito é encaminhado a um terceiro avaliador para arbitragem.
7. O editor-chefe recebe a recomendação do coeditor e notifica os autores de sua decisão final.
8. Se aprovado para publicação, o artigo é encaminhado para revisão e diagrmação.
Diretrizes para avaliação
Antes de aceitar ou recusar um convite para avaliação, considere os seguintes pontos:
- O manuscrito corresponde à sua área de especialização? Apenas aceite avaliá-lo se sentir que pode fornecer uma avaliação de qualidade.
- Existe algum tipo de conflito de interesse? Em caso afirmativo, avise o editor.
- Responda ao convite assim que possível. O atraso em sua decisão retarda todo o processo, independente de você aceitar ou não a avaliação. Se recusar o convite, forneça sugestões para avaliadores alternativos.
- Avaliar um manuscrito pode exigir tempo e bastante trabalho; antes de se comprometer, certifique-se de que pode cumprir o prazo.
- Ao aceitar uma avaliação, trate os materiais que recebe como documentos confidenciais. Isso significa que você não pode compartilhá-los com ninguém sem autorização prévia do editor, nem compartilhar informações sobre o manuscrito com qualquer pessoa sem permissão dos editores e autores. Para mais informações, leia as diretrizes do Comitê de Ética em Publicações (COPE).
- Sua avaliação ajudará o editor quanto à publicação ou rejeição do artigo. Sendo assim, sua opinião geral e observações são essenciais. Seus comentários, contudo, devem ser corteses e construtivos, e não devem incluir informações pessoais. Em caso de pareceres anexados ou de comentários feitos no próprio artigo, não esqueça de retirar qualquer identificação de autoria.