O uso de farinha de subprodutos de peixe marlim-preto pode afetar o desempenho de frangos de corte e o valor econômico da produção?

Autores

  • Zulfan Zulfan Syiah Kuala University
  • Allaily Allaily Syiah Kuala University https://orcid.org/0000-0001-5216-6713
  • Yaser Armya Syiah Kuala University
  • Cut Aida Fitri Fitri Syiah Kuala University
  • Sri Jeksi Syiah Kuala University
  • Rizka Primasari Syiah Kuala University
  • Afriyandi KN Syiah Kuala University

DOI:

https://doi.org/10.7213/acad.2025.23002

Resumo

Explorar descartes de cortes de peixes, como o marlim-preto (Makaira indica), originário de mercados de peixes tradicionais, pode fornecer um produto de farinha de peixe a um preço mais barato. O objetivo deste estudo foi avaliar o crescimento e o valor econômico de frangos de corte alimentados com dieta comercial, dos quais 20% foram substituídos por uma mistura de ração contendo farinha de subproduto de peixe Marlin (SPM) ou farinha de peixe local comercial (FPC) em 4 e 8% de inclusão. Este estudo utilizou 100 frangos de corte da linhagem MB202 em lotes mistos. O estudo foi realizado em um delineamento inteiramente casualizado consistindo de cinco tratamentos, quatro repetições e cinco aves por unidade experimental com os tratamentos: controle (C) = 100% dieta comercial (CD); FPC4 = 80% CD + 20% de ração mistura com 4% FPC; FPC8 = 80% CD + 20% de ração mistura com 8% FPC; SPM4 = 80% CD + 20% ração misturada com 4% SPM; e SPM8 = 80% CD + 20% ração misturada com 8% SPM. Os resultados deste estudo mostraram que a criação de frangos de corte alimentados com a dieta contendo 4% de SPM vs. 4% de FPC por até 35 dias de idade não apresentou diferenças significativas (p > 0,05) em todos os parâmetros de desempenho. No entanto, no nível de 8%, o peso corporal final e o ganho de peso corporal diário foram significativamente maiores (p < 0,05) e a taxa de conversão alimentar foi significativamente melhor (p < 0,05) em dietas baseadas em SPM do que em FPC. A taxa de eficiência proteica foi significativamente maior (p < 0,01) em dietas baseadas em SPM do que em FPC. O uso de SPM na dieta de frangos de corte diminuiu o custo da ração e aumentou a renda sobre os custos da ração, com o melhor recebimento econômico com 8% de uso de SPM. Concluindo, o uso de SPM na dieta resultou em melhores desempenhos de frangos de corte e gerou melhor valor econômico de produção em comparação ao uso de FPC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allaily Allaily, Syiah Kuala University

Animal Husbandry Department (Phd)

Yaser Armya, Syiah Kuala University

Departamento de Pecuária

Cut Aida Fitri Fitri, Syiah Kuala University

Animal Husbandry Department

Sri Jeksi, Syiah Kuala University

Animal Husbandry Department

Rizka Primasari, Syiah Kuala University

Animal Hubandry Department

Afriyandi KN, Syiah Kuala University

Animal Husbandry Department

Downloads

Publicado

10-02-2025

Como Citar

1.
Zulfan Z, Allaily A, Armya Y, Fitri CAF, Jeksi S, Primasari R, et al. O uso de farinha de subprodutos de peixe marlim-preto pode afetar o desempenho de frangos de corte e o valor econômico da produção?. Rev. Acad. Ciênc. Anim. [Internet]. 10º de fevereiro de 2025 [citado 22º de fevereiro de 2025];23. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/cienciaanimal/article/view/31293

Edição

Seção

Artigo