EDUCAÇÃO AMBIENTAL: caminhos para mudar

Authors

  • Claudia Regina Bosa
  • Juan Ramon Soto Franco
  • Marcos Elias Traad da Silva
  • Samara Regina Mendes de Moraes

DOI:

https://doi.org/10.7213/cienciaanimal.v5i4.10214

Keywords:

Ecodesenvolvimento, Zooterapia, Zoológico de Curitiba, Preservação Ambiental

Abstract

A Educação Ambiental é um tema que tem sido discutido com mais intensidade desde a década de sessenta. Várias medidas vêm sendo tomadas, desde então, numa tentativa para a promoção do desenvolvimento da sociedade humana com o menor impacto ambiental possível, visando a sustentabilidade e o ecodesenvolvimento. No Brasil, os programas e projetos ambientais executados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na Cidade de Curitiba, são destacados pelo seu caráter inovador. A Educação Ambiental, processo informativo e prático que visa o desenvolvimento crítico e racional das pessoas, quanto às questões ambientais, é uma importante ferramenta para modificar os valores culturais, sociais, políticos e econômicos da população, com a conseqüente melhoria da qualidade de vida. O Departamento de Zoológico de Curitiba iniciou o seu Programa de Educação Ambiental em 1995, objetivando: utilizar o Zoológico como espaço didático, transformando-o em sala de aula aberta e diferenciada; repassar aos visitantes conhecimentos inerentes ao acervo de animais; promover contato direto do visitante com alguns animais; buscar a interdisciplinaridade das áreas de conhecimento e seus conteúdos; valorizar hábitos culturais e cívicos da população, proporcionando o resgate da cidadania. O citado Programa é composto por diversas atividades, que são relatadas neste trabalho.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2007-10-15

How to Cite

1.
Regina Bosa C, Ramon Soto Franco J, Elias Traad da Silva M, Regina Mendes de Moraes S. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: caminhos para mudar. Rev. Acad. Ciênc. Anim. [Internet]. 2007 Oct. 15 [cited 2024 Nov. 24];5(4):425-3. Available from: https://periodicos.pucpr.br/cienciaanimal/article/view/10214

Issue

Section

Contemporary themes

Most read articles by the same author(s)