ELEMENTOS DE MARKETING AMBIENTAL PARA O PINHEIRO-DO-PARANÁ BASEADOS NA PERCEPÇÃO DE SEU VALOR PELA COMUNIDADE RURAL PARANAENSE
DOI:
https://doi.org/10.7213/cienciaanimal.v5i2.9726Palavras-chave:
Pinheiro do Paraná, Araucária, Grimpa, Percepção AmbientalResumo
O Pinheiro-do-Paraná é uma espécie florestal que teve grande importância na economia do Sul do Brasil, com maior destaque no Estado do Paraná. Avanços agrícolas e exploração madeireira resultaram no esgotamento de seu potencial econômico. Constatou-se que medi-das legais destinadas à sua proteção produziram efeitos inesperados, já que a comunidade rural reduziu o plantio dessa espécie e até vem destruindo as mudas recém germinadas, te-mendo perder áreas produtivas com uma espécie acreditada como sem valor de mercado. O Projeto Grimpa, do Instituto do Desenvolvimento Sustentável, procedeu a um levantamento de percepção de importância da Araucária junto à comunidade rural paraense, através de uma amostragem com 236 entrevistas. O presente trabalho analisou os dados obtidos, o questionário, método de pesquisa empregado e recomendou medidas de marketing ambiental a serem adotadas pelo Plano Grimpa. A comunidade rural paranaense considera desinteres-sante o plantio de pinheiro pelas restrições impostas à sua utilização econômica. Verificou-se a restrita existência de plantios de novos pinheirais. Detectou-se a confusão entre os en-trevistados sobre a diferença entre araucária e pinus. A população desconhece a legislação vigente sobre a exploração e utilização dessa espécie.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
15-04-2007
Como Citar
1.
Carlos Muller A, Baptista Nadal R, Viana L, Carlos Garzel Leodoro da Silva J. ELEMENTOS DE MARKETING AMBIENTAL PARA O PINHEIRO-DO-PARANÁ BASEADOS NA PERCEPÇÃO DE SEU VALOR PELA COMUNIDADE RURAL PARANAENSE. Rev. Acad. Ciênc. Anim. [Internet]. 15º de abril de 2007 [citado 4º de novembro de 2024];5(2):117-30. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/cienciaanimal/article/view/9726
Edição
Seção
Artigo