Anatomia do tubo digestório da espécie Leporinus taeniatus Lütken, 1875 (Ostaryohisi, Characiformes)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/acad.2022.20004

Palavras-chave:

Ictiologia, Ecorregião aquática do rio São Francisco, Sistema digestório

Resumo

O presente estudo visa descrever anatomicamente o tubo digestório da espécie Leporinus taeniatus. Foram utilizados 10 exemplares da espécie, coletados em diferentes trechos da bacia hidrográfica do Rio de Ondas, localizada no oeste do estado da Bahia, na ecorregião aquática do Rio São Francisco. Os peixes foram mensurados e pesados, sendo analisados e descritos a cavidade bucofaríngea e os órgãos digestórios pós-faríngeos: esôfago, estômago, cecos pilóricos e intestino. Para a definição do tamanho dos órgãos da espécie, independentemente do tamanho do exemplar, calculou-se o comprimento relativo dos órgãos, exceto dos cecos pilóricos. O L. taeniatus possui boca subterminal, fenda bucal com pequena amplitude, dentes incisiformes; esôfago curto e com tecido muscular pouco espesso; estômago sifoide, com formato em “J”, curto e pouco musculoso; seis a 14 cecos pilóricos evaginados no intestino; e intestino longo, com tecido muscular pouco espesso e disposto no formato de “N”. O estudo permitiu inferir que a espécie L. taeniatus possui hábito alimentar onívoro, com tendência a herbívoro, e que o tamanho dos órgãos do tubo digestório não está diretamente relacionado ao tamanho do exemplar. Dados obtidos no presente estudo ampliam o conhecimento acerca das características anatômicas do tubo digestório do grupo dos peixes e o conhecimento biológico e ecológico do L. taeniatus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walter França Guedes, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB, Pós-graduado em Ecologia e Desenvolvimento Sustentável pela Faculdade Dom Alberto.

Rosana Marques Silva, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Médica Veterinária (Universidade Federal de Uberlândia, Brasil). Doutora em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres (Universidade de São Paulo, Brasil). Professora da Universidade Federal do Oeste da Bahia, Brasil.

Michel Castro Moreira, Universidade Federal de Viçosa

Bacharel em Ciência da Computação (Universidade Federal de Viçosa, Brasil). Doutor em Engenharia Agrícola (Universidade Federal de Viçosa, Brasil). Professor da Universidade Federal de Viçosa, Brasil.

Lourdes Marina Bezerra Pessoa, Universidade do Estado da Bahia

Médica Veterinária (Universidade Estadual do Ceará, Brasil). Mestre em Saúde Animal (Universidade de Brasília, Brasil). Professora da Universidade do Estado da Bahia, Brasil.

Elis Regina Rodrigues de Souza Castro, Prefeitura Municipal de Santa Maria da Vitória

Bióloga (Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Brasil). Mestre em Ciências Ambientais (Universidade Federal da Bahia, Brasil). Bióloga da Prefeitura Municipal de Santa Maria da Vitória - BA.

Downloads

Publicado

18-04-2022

Como Citar

1.
França Guedes W, Marques Silva R, Castro Moreira M, Bezerra Pessoa LM, Rodrigues de Souza Castro ER. Anatomia do tubo digestório da espécie Leporinus taeniatus Lütken, 1875 (Ostaryohisi, Characiformes). Rev. Acad. Ciênc. Anim. [Internet]. 18º de abril de 2022 [citado 25º de abril de 2024];20. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/cienciaanimal/article/view/28664

Edição

Seção

Artigo