Bem-estar durante o período gestacional de ovelhas: uma breve revisão

Autores

  • Henrique Barbosa Hooper Universidade de São Paulo - USP, Campus Pirassununga
  • Fábio Luís Henrique Universidade de São Paulo - USP, Campus Pirassununga
  • Lina Fernanda Pulido Rodríguez Universidade de São Paulo - USP, Campus Pirassununga
  • Cristiane Gonçalves Titto Universidade de São Paulo - USP, Campus Pirassununga

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-4178.2018.161104

Palavras-chave:

Cordeiro. Estresse Pré-Natal. Ovino. Comportamento Materno-Filial.

Resumo

Nesta revisão, objetiva-se abordar práticas e cuidados relacionados ao bem-estar de ovelhas durante a gestação em suas fases distintas. O bem-estar tem sido foco de estudos em diversas áreas na ovinocultura, mas pouco se tem discutido a respeito de boas práticas durante o período gestacional. A gestação é um ponto-chave para produtividade e rentabilidade da ovinocultura, e os bons cuidados neste período podem evitar problemas futuros. Dessa forma, são abordados aspectos principais do comportamento ovino, pontos relacionados à reprodução, gestação e relação materno-filial. Também são discutidos os impactos do estresse pré-natal nas funções fisiológicas, neuroendócrinas, reprodutivas e de desempenho dos cordeiros. Estas considerações permitirão o melhor entendimento do bem-estar positivo das ovelhas gestantes por meio de aspectos nutricionais, ambientais e de manejo que favorecem a gestação, o parto e o nascimento de cordeiros saudáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Barbosa Hooper, Universidade de São Paulo - USP, Campus Pirassununga

Médico Veterinário pela Universidade Federal de Uberlândia (2008-2013). Mestre em Biociência Animal pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (2013-2015). Doutorando em Qualidade e Produtividade Animal pelo Programa de Zootecnia sob orientação do Prof. Dr. João Alberto Negrão no Laboratório de Fisiologia Animal, Departamento de Ciências Básicas, Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo. Atualmente trabalha com ênfase nas áreas de fisiologia da lactação, apoptose, proliferação celular, termorregulação, estresse, bioclimatologia e etologia.

Fábio Luís Henrique, Universidade de São Paulo - USP, Campus Pirassununga

Possui graduação em Zootecnia pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro, IFTM - Campus Uberaba (2012). É Mestre em Ciências pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos/USP (2015) e atualmente é aluno de Doutorado em Ciências, do programa de Qualidade e Produtividade Animal, pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos/USP, FZEA, Brasil, com ênfase nas áreas de Produção e Bem-Estar Animal, Bioclimatologia e Etologia.

Lina Fernanda Pulido Rodríguez, Universidade de São Paulo - USP, Campus Pirassununga

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade de Cundinamarca (2007-2013). Mestre em Ciências pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (2014-2016). Atualmente é Doutoranda em Ciências, do programa de Qualidade e Produtividade Animal, pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos/USP, FZEA, Brasil, com ênfase nas áreas de Produção animal, termorregulação, estresse, bioclimatologia, etologia e Bem-estar animal.

Cristiane Gonçalves Titto, Universidade de São Paulo - USP, Campus Pirassununga

Atualmente é Professora Associada da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos/USP, ministrando aulas para os cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia e Engenharia de Biossistemas. Possui graduação em Zootecnia pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos/USP (2001), Mestrado em Zootecnia pela FZEA/USP (2007) e Doutorado em Zootecnia (FZEA/USP -2010). Suas pesquisas possuem ênfase em Biometeorologia Animal Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: capacidade termolítica, etologia e bem-estar de animais de interesse zootécnico.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

1.
Hooper HB, Henrique FL, Rodríguez LFP, Titto CG. Bem-estar durante o período gestacional de ovelhas: uma breve revisão. Rev. Acad. Ciênc. Anim. [Internet]. 28º de agosto de 2018 [citado 22º de janeiro de 2025];16:1-10. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/cienciaanimal/article/view/23557

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)