O MERCADO DA CARNE BOVINA NO BRASIL

Autores

  • Felipe Pohl Souza PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.7213/cienciaanimal.v6i3.10640

Palavras-chave:

Carne bovina, Mercado, Brasil, Exportação

Resumo

O presente tema objetiva dar uma visão do mercado da carne no Brasil, estabelecendo algumas relações como mercado externo desta commodity. Coloca-se em evidência a evolução das exportações brasileiras de carnebovina para o mundo globalizado, tomando-se como base a produção de carne com baixos custos. Algunsobstáculos, contudo são destacados, contracenando-se a aquilo que poderia parecer uma situação tranquila àexportação. A sanidade destaca-se como um dos grandes entraves. Contudo, os países compradores exigemum sério processo da rastreabilidade além da exigência da qualidade do produto adquirido. Além dessesaspectos, alguns países fazem várias exigências em função da não agressão ao meio ambiente, referindo-seprincipalmente à Floresta Amazônica. O Brasil tem enfrentado dura concorrência de outros países exportadores,os quais podem produzir carne a um baixo custo, destacando a Índia e os países do leste europeu, que estãose organizando e têm a vantagem da proximidade do mercado consumidor. Contudo, o Brasil permanececomo um grande potencial para os negócios com a carne bovina. Exige-se dos produtores dessa commodityuma exemplar organização, de modo a equacionar as questões sanitárias, ambientais e estratégicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15-07-2008

Como Citar

1.
Pohl Souza F. O MERCADO DA CARNE BOVINA NO BRASIL. Rev. Acad. Ciênc. Anim. [Internet]. 15º de julho de 2008 [citado 5º de novembro de 2024];6(3):427-34. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/cienciaanimal/article/view/10640

Edição

Seção

Temas contemporâneos