Reflexão sobre o uso sustentável dos recursos hídricos a partir de uma experiência com estudantes do ensino fundamental

Autori

DOI:

https://doi.org/10.7213/cd.a9n15p261-273

Parole chiave:

Água. Bioética ambiental. Crise hídrica. Educação ambiental. Ensino básico.

Abstract

O artigo corresponde a uma reflexão sobre a problemática ambiental da crise hídrica e do valor ético da água a partir do relato de uma experiência com estudantes do ensino fundamental, destacando a importância da fundamentação ética para o desenvolvimento de cidadania. A prática foi vivenciada com estudantes do ensino fundamental II, entre 10 e 14 anos, em uma escola da rede pública do município de Pinhais, Paraná. O percurso metodológico envolveu uma introdução ao tema abordando os conflitos éticos envolvidos, uma pesquisa dos estudantes sobre soluções cotidianas para o uso sustentável da água e a finalização com uma exposição das soluções encontradas para comunidade escolar. Foram obtidos resultados positivos quanto ao interesse e participação dos estudantes quanto a eficácia da ação na formação de valores ambientais. Com base nos resultados foram discutidas questões éticas relacionadas à crise hídrica, a formação valores, o uso sustentável da água e o papel da bioética ambiental na escola. A pesquisa agrega ao conhecimento técnico e ético de profissionais e da sociedade, imputando à educação formal o papel de contribuir para construção de cidadãos autônomos, críticos em suas decisões e protagonistas, para que o bem vital esteja disponível em quantidade e qualidade para todos os seres vivos desta e de futuras gerações.

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Biografie autore

Robiran José dos Santos Junior, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Licenciado em Ciências Biológicas, Especialista em Educação Ambiental, Mestre Bioética - PPGB, QPM SEED PR (Professor quadro próprio do magistério Secretaria de Estado da Educação do Paraná). Contato: [email protected]  ORCID: http://orcid.org/0000-0003-3724-8467

Marta Luciane Fischer, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Bióloga e docente do Programa de Pós-Graduação em Bioética da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Contato: [email protected] ORCID http://orcid.org/0000-0002-1885-0535

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Pubblicato

2021-11-28

Come citare

Santos Junior, R. J. dos, & Fischer, M. L. (2021). Reflexão sobre o uso sustentável dos recursos hídricos a partir de uma experiência com estudantes do ensino fundamental. Caminhos De Diálogo, 9(15), 261–273. https://doi.org/10.7213/cd.a9n15p261-273