Reflexão sobre o uso sustentável dos recursos hídricos a partir de uma experiência com estudantes do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/cd.a9n15p261-273

Palavras-chave:

Água. Bioética ambiental. Crise hídrica. Educação ambiental. Ensino básico.

Resumo

O artigo corresponde a uma reflexão sobre a problemática ambiental da crise hídrica e do valor ético da água a partir do relato de uma experiência com estudantes do ensino fundamental, destacando a importância da fundamentação ética para o desenvolvimento de cidadania. A prática foi vivenciada com estudantes do ensino fundamental II, entre 10 e 14 anos, em uma escola da rede pública do município de Pinhais, Paraná. O percurso metodológico envolveu uma introdução ao tema abordando os conflitos éticos envolvidos, uma pesquisa dos estudantes sobre soluções cotidianas para o uso sustentável da água e a finalização com uma exposição das soluções encontradas para comunidade escolar. Foram obtidos resultados positivos quanto ao interesse e participação dos estudantes quanto a eficácia da ação na formação de valores ambientais. Com base nos resultados foram discutidas questões éticas relacionadas à crise hídrica, a formação valores, o uso sustentável da água e o papel da bioética ambiental na escola. A pesquisa agrega ao conhecimento técnico e ético de profissionais e da sociedade, imputando à educação formal o papel de contribuir para construção de cidadãos autônomos, críticos em suas decisões e protagonistas, para que o bem vital esteja disponível em quantidade e qualidade para todos os seres vivos desta e de futuras gerações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robiran José dos Santos Junior, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Licenciado em Ciências Biológicas, Especialista em Educação Ambiental, Mestre Bioética - PPGB, QPM SEED PR (Professor quadro próprio do magistério Secretaria de Estado da Educação do Paraná). Contato: [email protected]  ORCID: http://orcid.org/0000-0003-3724-8467

Marta Luciane Fischer, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Bióloga e docente do Programa de Pós-Graduação em Bioética da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Contato: [email protected] ORCID http://orcid.org/0000-0002-1885-0535

Referências

CARNEIRO, Virgínia C. V.; ALVES, Sérgio. A sustentabilidade como princípio ético: os conceitos weberianos sobre ética e ação social como subsídios teóricos dessa concepção. In: ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO EMPRESARIAL E MEIO AMBIENTE, 17., 2015, São Paulo. Anais... São Paulo: Engema, 2015. Disponível em: <http://engemausp.submissao.com.br/17/anais/arquivos/313.pdf>. Acesso em: 18 out. 2021.

FISCHER, Marta L. et al. Crise hídrica em publicações científicas: olhares da bioética ambiental. Revista Ambiente e Água, Taubaté, v. 11, n. 3, p. 586-600, jul./set. 2016. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ambiagua/a/tgtsg9NPHpDWg56BkpPmmBp/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 18 out. 2021.

FISCHER, Marta L. et al. Da ética ambiental à bioética ambiental: antecedentes, trajetórias e perspectivas. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 24, n. 2, p. 391-409, abr./jun. 2017. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/hcsm/a/RWy3SRjRfxx8yZXSxrtvvQC/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 18 out. 2021.

FISCHER, Marta L. et al. Metodologias inovadoras no ensino da bioética para o curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Revista EDaPECI, São Cristóvão, v. 18, n. 2, p. 128-142, maio/ago. 2018. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/6711201.pdf>. Acesso em: 18 out. 2021.

GOMES, Ligiane R. Moralidade e respeito ao meio ambiente em crianças e adolescentes. 2007, 267 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2007.

HUME, David. Essays moral, political and literary. Indianápolis: Liberty Fund, 1985.

JACOBI, Pedro R. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 118, p. 189-205, mar. 2003. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/cp/a/kJbkFbyJtmCrfTmfHxktgnt/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 18 out. 2021.

JONAS, Hans. O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Rio de Janeiro: Contraponto; Editora PUC-Rio, 2006.

JONAS, Hans. Técnica, medicina e ética: sobre a prática do princípio responsabilidade. São Paulo: Paulus, 2014.

JUNGES, José R. Ética ecológica: antropocentrismo ou biocentrismo? Perspectiva Teológica, Belo Horizonte, v. 33, n. 89, p. 33-66, jan./abr. 2001. Disponível em: <http://faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/article/view/801/1232>. Acesso em: 18 out. 2021.

LEOPOLD, Aldo. A sand country almanac: with essays on conservation from Round River. Nova York: Oxford University Press, 1949.

MORAES, Danielle S. L.; JORDÃO, Berenice Q. Degradação de recursos hídricos e seus efeitos sobre a saúde humana. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 36, p. 370-374, mar./jun. 2002. Disponível em: <https://www.scielosp.org/article/ssm/content/raw/?resource_ssm_path=/media/assets/rsp/v36n3/10502.pdf>. Acesso em: 18 out. 2021.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Transforming our world: the 2030 agenda for sustainable development. Nova York, 2015. Disponível em: <https://www.un.org/ga/search/view_doc.asp?symbol=A/RES/70/1&Lang=E>. Acesso em: 18 out. 2021.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. United Nations Conference on Environment and Development. Rio de Janeiro, 1992. Disponível em: <https://sustainabledevelopment.un.org/content/documents/Agenda21.pdf>. Acesso em: 18 out. 2021.

PALANIAPPAN, Meen et al. Cuidando das águas: soluções para melhorar a qualidade dos recursos hídricos. 2. ed. Brasília: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, 2013.

POTTER, Van R. Bioética: ponte para o futuro. São Paulo: Loyola, 2016.

POTTER, Van R. Bioética global: construindo a partir do legado de Leopold. São Paulo: Loyola, 2018.

POTTER, Van R. Real bioethics: biocentric or anthropocentric?. Ethics and the Environment, Bloomington, v. 1, n. 2, p. 177-183, mar./jun. 1996. Disponível em: <https://www.jstor.org/stable/27766020>. Acesso em: 18 out. 2021.

PROGRAMA DE AVALIAÇÃO MUNDIAL DA ÁGUA. Relatório mundial das Nações Unidas sobre desenvolvimento dos recursos hídricos 2015: água para um mundo sustentável. Colombella: UNESCO, 2015.

REGAN, Ton. Introduction - Animal Rights Nation. Revista Brasileira de Direito Animal, Salvador, v. 1, n. 1, p. 7-10, jan./dez. 2006. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/RBDA/article/view/10237/7293>. Acesso em: 18 out. 2021.

SANTOS-JUNIOR, Robiran J. Bioética na escola: Batalhão Mirim de Bioética Ambiental. In: FISCHER, Marta L.; MARTINS, Gerson Z. (Orgs.). O caminho do diálogo: proporcionando a vivência da bioética no ensino fundamental. Brasília: CFM, 2017. v. 1. p. 187-197.

SANTOS-JUNIOR, Robiran J.; FISCHER, Marta L. A vulnerabilidade do professor diante dos desafios da educação ambiental. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 50, n. 178, p. 1022-1040, out./dez. 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/cp/a/6W8w5v7drX9GcnnFSnhRXgC/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 18 out. 2021.

SAUNDERS, Carol D. The emerging field of conservation psychology. Human Ecology Review, Bar Harbor, v. 10, n. 2, p. 137-149, jun./set. 2003. Disponível em: <http://www.humanecologyreview.org/pastissues/her102/102saunders.pdf>. Acesso em: 18 out. 2021.

SCHWEITZER, Albert. The philosophy of civilization. Nova York: Prometheus Books, 1987.

SELBORNE, Lord. A ética do uso da água doce: um levantamento. Brasília: UNESCO, 2001.

SGANZERLA, Anor; RENK, Valquíria E.; RAULI, Patricia M. F. Bioética ambiental. Curitiba: PUCPRess, 2018.

SILVA, Paulo F.; KRASILCHIK, Myriam. Bioética e ensino de ciências: o tratamento de temas controversos-dificuldades apresentadas por futuros professores de Ciências e de Biologia. Ciência e Educação, Bauru, v. 19, n. 2, p. 379-392, jun./set. 2013. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ciedu/a/P7ZTfRbMwnMXRhMxjkHtWzk/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 18 out. 2021.

SORRENTINO, Marcos. De Tbilisi a Tessaloniki, a educação ambiental no Brasil. In: JACOBI, Pedro et al. (Orgs.). Educação, meio ambiente e cidadania: reflexões e experiências. São Paulo: SMA, 1998. p. 27-32.

TAYLOR, Paul W. In defense of biocentrism. Environmental Ethics, Denton, v. 5, n. 3, p. 237-243, mar./jun. 1983. Disponível em: <http://www.umweltethik.at/wp/wp-content/uploads/TaylorDefenseBiocentrism.pdf>. Acesso em: 18 out. 2021.

WILLIAMS, Bernard. Persond, character and morality. In: WILLIAMS, Bernard. Moral luck: philosophical papers 1973-1980. Cambridge: Cambridge University Press, 1981. p. 1-19.

WILSON, Edward O. Biophilia. Cambridge: Harvard University Press, 1984.

WILSON, Edward O. Biophilia and the conservation ethic. In: KELLERT, Stephen; WILSON, Edward O. (Eds.): The biophilia hypothesis. Washington: Shearwater Books, 1993. p. 31-40.

Downloads

Publicado

28-11-2021

Como Citar

Santos Junior, R. J. dos, & Fischer, M. L. (2021). Reflexão sobre o uso sustentável dos recursos hídricos a partir de uma experiência com estudantes do ensino fundamental. Caminhos De Diálogo, 9(15), 261–273. https://doi.org/10.7213/cd.a9n15p261-273