Reflexão sobre o uso sustentável dos recursos hídricos a partir de uma experiência com estudantes do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.7213/cd.a9n15p261-273Palabras clave:
Água. Bioética ambiental. Crise hídrica. Educação ambiental. Ensino básico.Resumen
O artigo corresponde a uma reflexão sobre a problemática ambiental da crise hídrica e do valor ético da água a partir do relato de uma experiência com estudantes do ensino fundamental, destacando a importância da fundamentação ética para o desenvolvimento de cidadania. A prática foi vivenciada com estudantes do ensino fundamental II, entre 10 e 14 anos, em uma escola da rede pública do município de Pinhais, Paraná. O percurso metodológico envolveu uma introdução ao tema abordando os conflitos éticos envolvidos, uma pesquisa dos estudantes sobre soluções cotidianas para o uso sustentável da água e a finalização com uma exposição das soluções encontradas para comunidade escolar. Foram obtidos resultados positivos quanto ao interesse e participação dos estudantes quanto a eficácia da ação na formação de valores ambientais. Com base nos resultados foram discutidas questões éticas relacionadas à crise hídrica, a formação valores, o uso sustentável da água e o papel da bioética ambiental na escola. A pesquisa agrega ao conhecimento técnico e ético de profissionais e da sociedade, imputando à educação formal o papel de contribuir para construção de cidadãos autônomos, críticos em suas decisões e protagonistas, para que o bem vital esteja disponível em quantidade e qualidade para todos os seres vivos desta e de futuras gerações.Descargas
Citas
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