O(s) cartaz(es) da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021: uma leitura das suas narrativas visuais e textuais

Auteurs

  • Helmut Renders

DOI :

https://doi.org/10.7213/cd.a9n14p32-46

Mots-clés :

Cultura visual religiosa. Linguagens religiosas. Erwin Panofsky. Cartaz da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021.

Résumé

Partindo de comentários iniciais a respeito das origens do cartaz moderno como gênero de comunicação criado aos meados do século XIX e de apontamentos referentes às polêmicas que essa nova mídia gerou, o artigo apresenta a narrativas visuais e textuais do cartaz da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021, documenta as expressões visuais da polêmica gerada ao redor dela e discute tudo na base de materiais de apoio à campanha, inspirado na metodologia iconográfica de Erwin Panofsky. Destacam-se a originalidade da escolha do tema, seu maior cristo e eclesiocentrismo, e seu caráter proléptico e ao mesmo tempo, utópico.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

A CIRANDA. Fundação Cidade das Artes, 7 ago. 2014. Disponível em: <http://cidadedasartes.rio.rj.gov.br/noticias/interna/448>. Acesso em: 1 maio 2021.

BATISTA, Eliel. Encontro de Formação Nacional – CNBB. Segunda parada: carta para as pessoas de boa vontade em um mundo cheio de barreiras e divisões. Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, nov. 2020. Disponível em: <https://campanhas.cnbb.org.br/pastas/cf2021#gallery-3>. Acesso em: 1 maio 2021.

CONSELHO NACIONAL DE IGREJAS CRISTÃS DO BRASIL. Escolhido o cartaz da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021. Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil, 25 jun. 2020. Disponível em: <https://conic.org.br/portal/noticias/3559-escolhido-o-cartaz-da-campanha-da-fraternidade-ecumenica-2021>. Acesso em: 1 maio 2021.

CONSELHO NACIONAL DE IGREJAS CRISTÃS DO BRASIL; CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021: texto-base. Brasília: Edições CNBB, 2020.

GUFFREY, Elizabeth. Posters: a global history. Londres: Reaction Books, 2015.

HARMS, Wolfgang. Homo viator in bivio. Studien zur Bildlichkeit des Weges. Munique: Fink. 1970.

HROSCH, Regine C. Das Bild als historische Quelle? Abbildungen zur Reformation in Geschichtsbüchern, 2006, 651 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) – Faculdade IV Ciências Humanas e Sociais, Carl von Ossietzky Universität Oldenburg, Oldenburg, 2006. Disponível em: <http://oops.uni-oldenburg.de/75/1/hrobil06_eprints75.pdf>. Acesso em: 1 maio 2021.

ISKIN, Ruth E. The poster: art, advertising, design, and collecting, 1860s-1900s. Líbano: Dartmouth College Press, 2014.

JENSEN, Robin Margaret. The Routledge handbook of early Christian art. Londres: Routledge, 2018.

JENSEN, Robin Margaret. Understanding early Christian art. Londres: Routledge, 2000.

LEARS, Jackson. Fables of abundance: a cultural history of advertising in America. Nova York: Basic Books, 1994.

OLIVER, Camila. Análise de conjuntura – CFE 2021. Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil, 2020. Disponível em: <https://conic.org.br/portal/files/analise_de_conjuntura_cfe.pdf>. Acesso em: 1 maio 2021.

PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 1991.

PRAZERES, Willa da Salvo dos. Do imaginário à tradição: o sentido religioso presente nos cartazes do Círio de Nazaré a partir do olhar do fiel. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) – Programa de Pós-Graduação em Ciências de Religião, Universidade do Estado do Pará, Belém, 2019.

RENDERS, Helmut. O uso das expressões duplas δικαιοσύνη (dikaiosúne) e ὁσιότης (hosiótes) como δικαιοσύνη e εὐσεβέια (eusebéia) no Novo Testamento: base para uma presença pública da Igreja?. Horizonte, Belo Horizonte, v. 11, n. 31 p. 1042-1053, jul./set. 2013. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2013v11n31p1042/5610>. Acesso em: 1 maio 2021.

SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASL. Bíblia de Estudo John Wesley. Bauru, 2020.

TUNGATE, Mark. Adland: a global history of advertising. Londres: Kogan Page, 2007.

WESLEY, John. Farther appeal to men of reason and religion. Londres: W. Strahan,1745.

WESLEY, John. Sermões de Wesley. São Bernardo do Campo: Imprensa Metodista, 1981. v. 2.

Téléchargements

Publiée

2021-07-19

Comment citer

Renders, H. (2021). O(s) cartaz(es) da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021: uma leitura das suas narrativas visuais e textuais. Caminhos De Diálogo, 9(14), 32–46. https://doi.org/10.7213/cd.a9n14p32-46