O(s) cartaz(es) da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021: uma leitura das suas narrativas visuais e textuais
DOI:
https://doi.org/10.7213/cd.a9n14p32-46Palabras clave:
Cultura visual religiosa. Linguagens religiosas. Erwin Panofsky. Cartaz da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021.Resumen
Partindo de comentários iniciais a respeito das origens do cartaz moderno como gênero de comunicação criado aos meados do século XIX e de apontamentos referentes às polêmicas que essa nova mídia gerou, o artigo apresenta a narrativas visuais e textuais do cartaz da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021, documenta as expressões visuais da polêmica gerada ao redor dela e discute tudo na base de materiais de apoio à campanha, inspirado na metodologia iconográfica de Erwin Panofsky. Destacam-se a originalidade da escolha do tema, seu maior cristo e eclesiocentrismo, e seu caráter proléptico e ao mesmo tempo, utópico.
Descargas
Citas
A CIRANDA. Fundação Cidade das Artes, 7 ago. 2014. Disponível em: <http://cidadedasartes.rio.rj.gov.br/noticias/interna/448>. Acesso em: 1 maio 2021.
BATISTA, Eliel. Encontro de Formação Nacional – CNBB. Segunda parada: carta para as pessoas de boa vontade em um mundo cheio de barreiras e divisões. Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, nov. 2020. Disponível em: <https://campanhas.cnbb.org.br/pastas/cf2021#gallery-3>. Acesso em: 1 maio 2021.
CONSELHO NACIONAL DE IGREJAS CRISTÃS DO BRASIL. Escolhido o cartaz da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021. Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil, 25 jun. 2020. Disponível em: <https://conic.org.br/portal/noticias/3559-escolhido-o-cartaz-da-campanha-da-fraternidade-ecumenica-2021>. Acesso em: 1 maio 2021.
CONSELHO NACIONAL DE IGREJAS CRISTÃS DO BRASIL; CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021: texto-base. Brasília: Edições CNBB, 2020.
GUFFREY, Elizabeth. Posters: a global history. Londres: Reaction Books, 2015.
HARMS, Wolfgang. Homo viator in bivio. Studien zur Bildlichkeit des Weges. Munique: Fink. 1970.
HROSCH, Regine C. Das Bild als historische Quelle? Abbildungen zur Reformation in Geschichtsbüchern, 2006, 651 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) – Faculdade IV Ciências Humanas e Sociais, Carl von Ossietzky Universität Oldenburg, Oldenburg, 2006. Disponível em: <http://oops.uni-oldenburg.de/75/1/hrobil06_eprints75.pdf>. Acesso em: 1 maio 2021.
ISKIN, Ruth E. The poster: art, advertising, design, and collecting, 1860s-1900s. Líbano: Dartmouth College Press, 2014.
JENSEN, Robin Margaret. The Routledge handbook of early Christian art. Londres: Routledge, 2018.
JENSEN, Robin Margaret. Understanding early Christian art. Londres: Routledge, 2000.
LEARS, Jackson. Fables of abundance: a cultural history of advertising in America. Nova York: Basic Books, 1994.
OLIVER, Camila. Análise de conjuntura – CFE 2021. Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil, 2020. Disponível em: <https://conic.org.br/portal/files/analise_de_conjuntura_cfe.pdf>. Acesso em: 1 maio 2021.
PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 1991.
PRAZERES, Willa da Salvo dos. Do imaginário à tradição: o sentido religioso presente nos cartazes do Círio de Nazaré a partir do olhar do fiel. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) – Programa de Pós-Graduação em Ciências de Religião, Universidade do Estado do Pará, Belém, 2019.
RENDERS, Helmut. O uso das expressões duplas δικαιοσύνη (dikaiosúne) e ὁσιότης (hosiótes) como δικαιοσύνη e εὐσεβέια (eusebéia) no Novo Testamento: base para uma presença pública da Igreja?. Horizonte, Belo Horizonte, v. 11, n. 31 p. 1042-1053, jul./set. 2013. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2013v11n31p1042/5610>. Acesso em: 1 maio 2021.
SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASL. Bíblia de Estudo John Wesley. Bauru, 2020.
TUNGATE, Mark. Adland: a global history of advertising. Londres: Kogan Page, 2007.
WESLEY, John. Farther appeal to men of reason and religion. Londres: W. Strahan,1745.
WESLEY, John. Sermões de Wesley. São Bernardo do Campo: Imprensa Metodista, 1981. v. 2.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.