Avanços e recuos do ecumenismo na América Latina: a Campanha da Fraternidade Ecumêmica 2021 em questão
DOI :
https://doi.org/10.7213/cd.a9n14p18-31Mots-clés :
Igreja católica. Protestantismo. Movimento ecumênico. Concílio Vaticano II. Conferências gerais do episcopado latino-americano e do Caribe.Résumé
O objetivo primário deste artigo é propor que as relações de diálogo ecumênico no contexto latino-americano são marcadas por uma caminhada não linear, com avanços e recuos. Para tanto, por meio de pesquisa bibliográfico-documental e de caráter exploratório, são apresentadas orientações a respeito do ecumenismo na perspectiva da Igreja Católica Apostólica Romana, principalmente por meio de decisões do Concílio Vaticano II (Roma, 1962-1965), bem como por suas reverberações nos textos das conferências gerais do episcopado latino-americano, realizadas em Medellín (Colômbia, 1968), Puebla (México, 1979), Santo Domingo (República Dominicana, 1992) e Aparecida (Brasil, 2007). Tais indicações, marcadas por uma perspectiva favorável ao movimento ecumênico, são colocadas em contraste com outras perspectivas de documentos, eventos e fatos históricos (católicos e não católicos) que apontam para uma compreensão contrária ou, pelo menos, marcada por resistência ao ecumenismo. A título de exemplo, este trabalho propõe que as objeções internas de setores da Igreja católica à Campanha da Fraternidade 2021, realizada de forma ecumênica pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), apesar de serem apontadas pela mídia como uma novidade, são, de fato, mais um capítulo da história ecumênica, marcada por movimentos de aceleração e de frenagem.
Téléchargements
Références
BALLOUSIER, Anna Virginia. Parceria da CNBB com evangélicos, Campanha da Fraternidade vira campo de batalha ideológica. Folha de S. Paulo, 17 fev. 2021. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2021/02/parceria-da-cnbb-com-evangelicos-campanha-da-fraternidade-vira-campo-de-batalha-ideologica.shtml>. Acesso em: 22 mar. 2021.
BARROS, Marcelo. O que aparece e o que se oculta em Aparecida. Amerindia, jun. 2007. Disponível em: . Acesso em: 8 jan. 2021.
BRAGA, Erasmo. Pan-Americanismo: aspecto religioso. Nova York: Sociedad para la Educación Misionera en los Estdos Unidos y el Canadá, 1917.
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. O que é ecumenismo? Ajuda para trabalhar a exigência do diálogo. São Paulo: Loyola, 1997.
CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ. Declaração Dominus Iesus: sobre a unicidade e universalidade salvífica de Jesus Cristo e da Igreja. São Paulo: Paulus; Loyola, 2000.
CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ. Respostas a questões relativas a alguns aspectos da doutrina sobre a Igreja. A Santa Sé, 29 jun. 2007. Disponível em: <http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/documents/rc_con_cfaith_doc_20070629_responsa-quaestiones_po.html>. Acesso em: 8 jan. 2021.
CONSELHO EPISCOPAL LATINO-AMERICANO. A Igreja na atual transformação da América Latina à luz do Concílio Vaticano II. Conclusões de Medellín. Petrópolis: Vozes, 1977.
CONSELHO EPISCOPAL LATINO-AMERICANO. Documento de Aparecida: texto conclusivo da V Conferência do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. São Paulo: Paulus, 2007.
CONSELHO EPISCOPAL LATINO-AMERICANO. Puebla. A evangelização no presente e no futuro da América Latina. Petrópolis: Vozes, 1979.
CONSELHO EPISCOPAL LATINO-AMERICANO. Santo Domingo. Nova evangelização, cultura cristã e inculturação. Petrópolis: Vozes, 1993.
CONSELHO NACIONAL DE IGREJAS CRISTÃS DO BRASIL; CONSELHO LATINOAMERICANO DE IGREJAS. Diversidade e comunhão: um convite ao ecumenismo. São Paulo: Paulinas; São Leopoldo: Sinodal, 1998.
CUNHA, Antônio Geraldo da. Dicionário etimológico Nova Fronteira da língua portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989.
DECLARAÇÃO conjunta sobre a doutrina da justificação. Declaração conjunta católica romana e Federação Luterana Mundial. Augsburgo, 31 de outubro de 1999. 3. ed. São Leopoldo: Sinodal; Brasília: CONIC; São Paulo: Paulinas, 2000.
MENDONÇA, Antonio Gouvêa. Protestantes, pentecostais e ecumênicos. São Bernardo do Campo: UMESP, 1992.
NAVARRO, Juan Bosch. Para compreender o ecumenismo. São Paulo: Loyola, 1995.
REILY, Duncan Alexander. História documental do protestantismo no Brasil. São Paulo: ASTE, 1993.
SANCHEZ, Wagner Lopes. Vaticano II e o diálogo inter-religioso. São Paulo: Paulus, 2015.
SANTA ANA, Júlio H. de. Ecumenismo e libertação: reflexões sobre a relação entre a unidade cristã e o Reino de Deus. Petrópolis: Vozes, 1987.
TIEL, Gerhard. Ecumenismo na perspectiva do Reino de Deus: uma análise do movimento ecumênico de base. São Leopoldo: Sinodal; CEBI, 1998.
WOLFF, Elias. Caminhos do ecumenismo no Brasil: história, teologia, pastoral. São Paulo: Paulus, 2002.
WOLFF, Elias. Vaticano II: 50 anos de ecumenismo na Igreja católica. São Paulo: Paulus, 2014.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.