De alteridades negadas ao diálogo: a experiência do encontro do cristianismo com as religiões indígenas ontem e hoje
DOI :
https://doi.org/10.7213/cd.a7n11p235-248Mots-clés :
Alteridade. Diálogo. Evangelização. Cultura. Religião indígena.Résumé
O cristianismo é uma religião que nasceu como prática da alteridade e do altruísmo. Porém, ao tornar-se religião oficial do Império Romano, passou a afirmar-se como única e verdadeira religião, excluindo todas as outras religiões, inaugurando a cristandade. Foi sob esse ideal que se deu o encontro do cristianismo com os povos indígenas latino-americanos. Considerados pelos colonizadores, como selvagens, destituídos de razão, uma tábua rasa, os povos indígenas tiveram sua tradição negada e foram subjugados. Forçados ao batismo cristão, tornaram-se dóceis à exploração do sistema colonizador, que lhe impôs a religião europeia e negaram-lhes o direito à própria cultura. Hoje, com uma nova consciência de abertura, de respeito à religião do outro, fala-se de inculturação do Evangelho, de valorização dos elementos da cultura indígena. É sobre isto que trata este trabalho, de cunho bibliográfico, no sentido de evidenciar essa trajetória histórica que vai da negação ao diálogo, de uma missão como conversão à inculturação do evangelho, a se dar pela via do diálogo inter-religioso, com o objetivo não só do enriquecimento mútuo, mas de ajudar os povos indígenas na sua luta por reconhecimento, pelo direito às suas terras, pela preservação de sua história, de suas culturas, de suas religiões.
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