Da plenitude à ecologia integral: apelos do Sínodo da Amazônia para as relações dialogais
DOI:
https://doi.org/10.7213/cd.a8.n12.p20-34Resumen
O presente artigo tem o intuito de realizar uma abordagem holística sobre o Sínodo da Amazônia, a partir da palavra-chave plenitude, com três imagens distintas: do Oriente, da africana e do Ocidente. Recebe o tratamento para as formas em que o divino dialoga com a humanidade em contextos específicos para preservar a ordem ou estabelecer a justiça. Além disso, o artigo busca sinalizar os desafios levantados pelo sínodo, tanto para a Igreja como para a humanidade. O artigo identifica três gritos específicos da região surgidos conforme contextos distintos e ouvidos pelo sínodo. A análise sobre os gritos pretende fornecer algumas pistas concretas sobre as atitudes que devem ser tomadas tanto pela Igreja como pelos governos. Por fim, o artigo apresenta alguns caminhos de diálogo como resposta e também como escuta aos apelos do sínodo.
Descargas
Citas
AMALADOSS, Michael. Pela estrada da vida: prática do diálogo inter-religioso. São Paulo: Paulinas, 1995.
AMALADOSS, Michael. Rumo à plenitude: em busca de uma espiritualidade integral. São Paulo: Loyola, 1997.
BRIGHENTI, Agenor; ALMEIDA, Nadi. Sínodo da Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral. Pistis e Praxis, Curitiba, v. 11, n. 3, p. 617-640, set./dez. 2019. Disponível em: <https://periodicos.pucpr.br/index.php/pistispraxis/article/view/25942>. Acesso em: 18 maio 2020.
CHOPRA, Deepak. Buda: a história de um iluminado. Rio de Janeiro: Sextante, 2007.
COEN, Monja. Introdução. In: PIERES, Aloysius. Viver e arriscar: estudos inter-religiosos comparativos a partir de uma perspectiva asiática. São Bernardo do Campo: Nhanduti Editora, 2008. p. 7-8.
DALAI LAMA XIV. Uma ponte entre as religiões: por uma verdadeira comunhão da fé. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
FERNANDEZ, James. The argument of images and the experience of returning to the whole. In: TURNER, Victor; BRUNER, Edward. The anthropology of experience. Chicago: Illinois Book Edition, 1986. p.158-172.
FRANCISCO. Carta encíclica Laudato si’: sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulinas: 2015.
FRANCISCO. Exortação apostólica Evangelii gaudium: ao episcopado, ao clero, às pessoas consagradas e aos fiéis leigos sobre o anúncio do evangelho no mundo atual. São Paulo: Paulinas, 2013.
FRANCISCO. Querida Amazônia: exortação apostólica pós-sinodal ao povo de Deus e a todas as pessoas de boa vontade. São Paulo: Paulinas, 2020.
HANSEN, Luke. Top five takeaways from the Amazon synod. America – The Jesuit Review, 11 nov. 2019. Disponível em: <https://www.americamagazine.org/faith/2019/11/11/top-five-takeaways-amazon-synod>. Acesso em: 20 maio 2020.
KALAM, Abdul. Introdução. In: DALAI LAMA XIV. Uma ponte entre as religiões: por uma verdadeira comunhão da fé. São Paulo: Martins Fontes, 2014. p. 1-3.
KAMEL, Ali. Sobre o Islã: a afinidade entre muçulmanos, judeus e cristãos e as origens do terrorismo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007.
NEUNER, Joseph. Bhagavad Gita. In: DE SMET, Richard; NEUNER, Joseph (Ed.). Religious Hinduism. Mumbai: Saint Pauls, 1997. p. 279-281.
SANTA SÉ. Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral. Documento final da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a região Pan-Amazônica. Brasília: Edições CNBB, 2019.
SHETH, Noel. Mutually enhancing interreligious relations. In: STANISLAUS, Lazar; UEFFING, Martin. Intercultural mission. Nova Delhi: ISPCK, 2015. v. 2. p. 353-370.
TEIXEIRA, Faustino; DIAS, Zwinglio Mota. Ecumenismo e diálogo inter-religioso: a arte do possível. Aparecida: Santuário, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.