Da laudato à communio: interpelações da ecologia integral para a eclesiologia ecumênica
DOI:
https://doi.org/10.7213/cd.a5n7p35-42Palabras clave:
Ecumenismo. Ecologia integral. Communio. Eclesiologia. Unidade.Resumen
Presente na agenda das igrejas, a questão ecológica interpela autocompreensão eclesial à medida em que evidencia elementos constitutivos do ser e da missão da Igreja. Tematizado na encíclica Laudato si’ do papa Francisco (2015), o conceito de ecologia integral favorece essa abordagem, permitindo um olhar sobre a casa comum que supere as questões socioambientais. Assumindo o ecumenismo como princípio formal da eclesiologia, busca-se aqui explicitar essa correlação, tomando como caminho hermenêutico as três categorias apontadas pela encíclica como base pedagógica para uma nova consciência – origem comum, recíproca pertença e futuro compartilhado. Destas se depreendem três ênfases teológicas como interpeladoras da unidade cristã – a primazia da graça, a dignidade da diversidade e o testemunho diaconal. Advoga-se, assim, pela perspectiva ecumênica presente na sensibilidade ecológica enquanto instância crítica do status quo da divisão cristã, e, ao mesmo tempo, como via possível de convergência da pluralidade eclesiológica. Conjugada na gramática da communio (comunhão), a ecologia integral explicita a dimensão unitiva do evangelho da criação e interpela as igrejas à superação de suas posturas exclusivistas em vista de um testemunho urgente e coerente da Igreja de Cristo na atualidade.
Descargas
Citas
ÁLVAREZ, Carmelo. Introducción a la unidad cristiana. Nashville: AETH, 2010.
BÍBLIA. Tradução Ecumênica da Bíblia. São Paulo: Paulinas, 1995.
COMISSÃO DE FÉ E CONSTITUIÇÃO DO CONSELHO MUNDIAL DE IGREJAS. Batismo, eucaristia, ministério: convergência da fé. 3. ed. Brasília: CONIC; Rio de Janeiro: KOINONIA; São Paulo: ASTE, 2001.
COMISSÃO DE FÉ E ORDEM DO CONSELHO MUNDIAL DE IGREJAS. A Igreja: uma visão ecumênica. Brasília: CONIC; São Paulo: ASTE, 2015.
FRANCISCO. Carta encíclica Laudato si’: sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulinas: 2015.
JOÃO PAULO II. Carta encíclica Ut unum sint: sobre o empenho ecumênico. Sâo Paulo: Paulinas, 1995.
KASPER, Walter. Que todas sejam uma: o chamado à unidade hoje. São Paulo: Loyola, 2008.
______. Cosechar los frutos: aspectos básicos de la fe cristiana en el diálogo ecuménico. Maliaño: Sal Terrae, 2010.
______. La unidad en Jesucristo. Maliaño: Sal Terrae, 2016.
SINNER, Rudolf von. Eclesiologia ecumênica: possibilidades e limites. Teocomunicação, Porto Alegre, v. 41, n. 1, 55-68, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/teo/article/viewFile/9202/6336>. Acesso em: 8 dez. 2017.
SUSIN, Luiz Carlos. Conversão ecológica: “conversão da conversão”. In: MURAD, Afonso; TAVARES; S.S. Cuidar da casa comum: chaves de leitura teológicas e pastorais da Laudato si’. São Paulo: Paulinas, 2016. p. 40-51.
VIER, Frederico (Coord.). Compêndio do Vaticano II: constituições, decretos, declarações. Petrópolis: Vozes, 1968.
WOLFF, Elias. A unidade da Igreja: ensaio de eclesiologia ecumênica. São Paulo: Paulus, 2007.
______. Espiritualidade do diálogo inter-religioso: contribuições na perspectiva cristã. São Paulo: Paulinas, 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.