As propriedades da Igreja como elemento constitutivo na busca da unidade sob a perspectiva pneumatológica
DOI:
https://doi.org/10.7213/cd.a6n8p71-84Keywords:
Eclesiologia. Ecumenismo. Pneumatologia.Abstract
Como elemento constitutivo na busca da unidade, as propriedades da Igreja apontam para sua origem e sua missão. Uma vez que sua referência está centralizada na Trindade, a Igreja é chamada a expressar a unidade indivisa do Pai, do Filho e do Espírito Santo, da qual ela deve ser modelo. A Igreja é santa porque sua santidade vem de Deus; é Ele quem santifica a Sua Igreja, de modo que, santificada, também a Igreja se torna santificante, congregando os fiéis na “comunhão dos santos”. A Igreja é católica porque sua catolicidade está ligada diretamente a Jesus Cristo, de modo que o atributo não designa determinada denominação cristã, mas antes, o caráter universal da Igreja, enviada à todas as nações; por fim, a Igreja é apostólica, pois fundada sob os alicerces dos apóstolos, conserva e transmite os ensinamentos que os mesmos ouviram e aprenderam com Jesus, salvaguardando, assim, o depósito da fé. Tais propriedades são garantidas pelo Espírito Santo: é Ele quem guia e conduz a Igreja, mantendo-a sempre unida, ainda que historicamente se apresente fragmentada; é o Espírito quem santifica-a com seus dons, uma vez que Ele é o princípio da santidade; é o Espírito quem a catoliciza, fazendo-a continuar a missão de Jesus Cristo no mundo; e por fim, é Ele quem lhe assegura a apostolicidade, garantindo a fidelidade à mensagem de Jesus, por meio dos seus sucessores.
Downloads
References
BÍBLIA. Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2011.
CATECISMO da Igreja católica. São Paulo: Vozes, 2006.
CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II. Constituição dogmática “Lumen gentium” sobre a Igreja. In: VIER, Frederico (Coord.). Compêndio do Vaticano II: constituições, decretos, declarações. 29. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
______. Constituição dogmática “Gaudium et spes” sobre a Igreja no mundo de hoje. In: VIER, Frederico (Coord.). Compêndio do Vaticano II: constituições, decretos, declarações. 29. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
______. Decreto “Ad gentes” sobre a atividade missionária da Igreja. In: VIER, Frederico (Coord.). Compêndio do Vaticano II: constituições, decretos, declarações. 29. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
______. Decreto “Unitatis redintegratio” sobre o ecumenismo. In: VIER, Frederico (Coord.). Compêndio do Vaticano II: constituições, decretos, declarações. 29. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
CONGAR, Yves. Ele é o Senhor e dá a vida. 2. ed. São Paulo: Paulinas, 2010.
FORTE, Bruno. A Igreja: ícone da Trindade. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2005.
JOÃO PAULO II. Carta encíclica Redemptoris missio: sobre a validade permanente do mandato missionário. Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 1990.
LACOSTE, Jean-Yves. Dicionário crítico de teologia. São Paulo: Paulinas; Loyola, 2004.
PIÉ-NINOT, Salvador. Introdução à eclesiologia. 5. ed. São Paulo: Loyola, 2010.
PIO XII. Carta encíclica Mystici corporis: o corpo místico de Jesus Cristo e nossa união nele com Cristo. Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 1943.
RODMAN, Williams J. Teologia sistemática: uma perspectiva pentecostal. São Paulo: Vida, 2011.
WIEDENHOFER, Siegfried. Eclesiologia. In: SCHNEIDER, Theodor (Org.). Manual de dogmática. 5. ed. São Paulo: Vozes, 2012. (v. 2). p. 50-142.
WOLFF, Elias. Caminhos do ecumenismo no Brasil: história, teologia, pastoral. São Paulo: Paulus, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.