Cultura Patriarcal e o direito de resgate:

uma análise do livro de Rute sob a óptica dos direitos humanos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/2318-8065.10.01.p16-30

Resumen

Resumo: Nesta pesquisa se faz uma análise do livro bíblico de Rute, especialmente sobre a lei do Resgate, de cunho patrimonial, e a lei do Levirato, de cunho genealógico, que se mesclam quando uma mulher se torna viúva e, não tendo consciência da lógica do patriarcado, necessita se humilhar pela efetividade dessas leis. Procura-se discutir, portanto, a inter-relação entre patriarcado e o direito de Resgate da mulher na cultura hebraica, esclarecendo o vínculo com direitos humanos, através de uma hermenêutica de desconstrução dos sentidos e significados decorrentes da cultura patriarcal e subjacentes à sua lógica. O livro de Rute, texto que, à primeira vista, parece enaltecer a mulher, em leitura sob a óptica de gênero e dos direitos humanos evidencia um direito com requinte de injustiças e humilhações para as mulheres. Metodologicamente, na perspectiva epistêmica, inter-relaciona-se análise e interpretação. A exegese do texto bíblico evidencia elementos contextuais da cultura hebraica, analisados à luz dos direitos humanos e na óptica desconstrucionista de gênero. Conclui-se que as leis de Resgate e do Levirato, quando mescladas, propiciam o resgate da mulher viúva, no entanto, as duas leis vêm inseridas em sentidos e significados da cultura patriarcal, sendo, por isso, leis que conflitam com o que se compreende, hoje, por direitos humanos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bianca Strücker, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutora em Direito pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade Regional Integrada do Alto do Uruguai e das Missões - Campus Santo Ângelo (URI), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestra em Direito, com ênfase em Direitos Humanos, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), com bolsa/taxa da CAPES. Especialista em Direito de Família e Direito Processual Civil, pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Bacharela em Direito pela UNIJUÍ. Licenciada em Filosofia pela FAVENI. Membro do grupo de pesquisa, vinculado ao CNPq Novos Direitos em Sociedades Complexas. Membro do Grupo de Pesquisa Jurídica em Cidadania, Democracia e Direitos Humanos (GPJur) da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ). Professora de Direito Adjunta A, lotada no Departamento de Ciências Contábeis, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Advogada licenciada.

Noli Bernardo Hahn, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Departamento de Ciências Humanas, Campus de Santo Ângelo

PÓS-DOUTOR pela FACULDADES EST, São Leopoldo, RS. Possui graduação em FILOSOFIA pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco, Santa Rosa/RS (1984); é bacharel em TEOLOGIA pelo Instituto Missioneiro de Teologia (IMT), Santo Ângelo, RS, (1988), e revalidado pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, São Paulo/SP (1990); mestrado em TEOLOGIA com concentração em ESTUDOS BÍBLICOS pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, São Paulo/SP (1992); e doutorado em CIÊNCIAS DA RELIGIÃO, área de concentração CIÊNCIAS SOCIAIS E RELIGIÃO pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP (2002). Possui formação em DIREITO. É professor tempo integral da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Integra o corpo docente como professor permanente do PPG Mestrado e Doutorado em Direito da URI, Campus de Santo Ângelo. Lidera junto com o prof. Dr. Leonel Severo Rocha o Grupo de Pesquisa "Novos Direitos em Sociedades Complexas". Pesquisa temas inter-relacionando Direito, Cultura e Religião.

Alana Taíse Castro Sartori, Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ)

Professora dos cursos de graduação em Direito da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Mestre em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - campus Santo Ângelo. Pós-graduada em Tribunal do Júri e Execução Criminal e Direito Tributário e Processo Tributário pela Faculdade Legale, de São Paulo. Bacharela em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - campus Santo Ângelo; conceito 5 no MEC. Pesquisadora voluntária e integrante do Grupo de Pesquisa "Novos Direitos em Sociedades Complexas", vinculado ao Programa de Pós-Graduação stricto sensu - Mestrado e Doutorado em Direito da URI, Campus Santo Ângelo/RS. Advogada inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil sob o número OAB/RS 127.778.

Publicado

2025-06-20

Cómo citar

Strücker, B., Hahn, N. B., & Castro Sartori, A. T. (2025). Cultura Patriarcal e o direito de resgate: : uma análise do livro de Rute sob a óptica dos direitos humanos. Caderno Teológico Da PUCPR, 10(1), 16–30. https://doi.org/10.7213/2318-8065.10.01.p16-30