MÍSTICA MARIAL NA CONGADA: MANIFESTAÇÃO DE UM POVO

Autores

  • Natan Augusto Pimentel Santos Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
  • Profa. Dra. Ceci Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) https://orcid.org/0000-0002-2948-5705

Resumo

A Congada, fenômeno artístico, religioso e cultural, remonta os tempos do Brasil colônia, e é uma das expressões da religiosidade sincrética dos negros advindos da África no período escravocrata. Desde as terras além-mar e mais intensamente na Terra de Santa Cruz, a figura de Maria passou a ter singular importância para os que compõem este movimento, ditando seus exercícios de piedade, ressignificando seus objetos sagrados, repaginando seu culto e se tornando um referencial para as lutas em prol de igualdade e da autoafirmação de sua identidade, por meio de uma experiência Mística muito particular.  O presente trabalho pretende apresentar a manifestação artística e cultural e a Mística Marial, como experiência espiritual e relação profunda com Maria, que desborda o fenômeno e se traduz na vivência do grupo e da comunidade. Com base em uma pesquisa bibliográfica exploratória previa, quer analisar a Congada, buscando identificar as características peculiares desta manifestação, sistematizando e evidenciando a relação da manifestação cultural e a figura de Maria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natan Augusto Pimentel Santos, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)

Graduando em Filosofia- Bacharelado pelo Centro de Ciências Humanas e Sociais da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS). Compõe o Grupo de pesquisa “Religião, Linguagem e Cultura” (RELINC), na área de Ciências da Religião, onde desenvolve o trabalho de Iniciação Científica.

Profa. Dra. Ceci, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)

Doutora em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião e da faculdade de Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Brasil.

Downloads

Publicado

2023-12-23

Como Citar

Pimentel Santos, N. A., & Costa Baptista Mariani, C. M. . (2023). MÍSTICA MARIAL NA CONGADA: MANIFESTAÇÃO DE UM POVO. Caderno Teológico Da PUCPR, 7(2). Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/cadernoteologico/article/view/29644