OS SEM RELIGIÃO NO BRASIL:

Um estudo sobre o crescimento dos irreligiosos no país de 1940 a 2010 e possível cenário para 2050

Autores

Resumo

No Brasil, de acordo com o levantamento do Censo Demográfico realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas que estão se declarando sem religião tem aumentado substancialmente desde 1940. Os números saltaram de meros 0,2% para mais de 8% da população pesquisada em um período de 70 anos. Assim, esta pesquisa se debruçou a estudar este cenário religioso descrevendo a evolução deste crescimento e consequentemente o aumento da quantidade de pessoas que se declaram sem religião no Brasil. O objetivo geral perseguido foi demonstrar que existe um crescimento significativo do grupo denominado “sem religião” no Brasil e que crescimento tende a aumentar ainda mais até 2050. A abordagem metodológica empregada foi a mista, ou seja, num primeiro momento utilizou-se o emprego de uma abordagem quantitativa – para esboçar o cenário atual e futuro dos segmentos religiosos – e posteriormente a análise qualitativa para identificar as possíveis causas que tem levado ao crescimento dos sem religião. Concluiu-se que o número dos sem religião no Brasil está em acessão e com grande potencial de crescimento futuro fomentado principalmente pelo trânsito de fiéis entre as religiões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Nunes de Carvalho Vieira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Especialização em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Mestrado em Agronegócios e Desenvolvimento Regional (UFMT) e atualmente é Doutorando em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Também possui Especialização em Ciência da Religião pelas Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (FEICS) e cursa o Bacharelado em Administração pela Universidade de Cuiabá (UNIC). Trabalha como servidor público de carreira no Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (DETRAN-MT) e paralelamente como Professor junto à Faculdade de Tecnologia do SENAI Mato Grosso (FATEC/SENAI-MT) ministrando aulas para os cursos de graduação tecnológica do Eixo de Gestão de Negócios. Atua também como Tutor Presencial junto ao curso de Bacharelado em Administração Pública da UFMT. Juntamente com o Prof. Dr. Alexandro Rodrigues Ribeiro é autor do livro "BIODIESEL DE GIRASSOL EM MATO GROSSO: Uma proposta socioeconômica e ambiental para a diversificação da matriz agroenergética do estado" publicado em 2019 pela Editora Universitária da UFMT (EdUFMT). Tem experiência na área de Economia Regional, com ênfase em Agronegócios, Economia Agrícola, Economia Rural, Economia Ambiental, Gestão Pública e Desenvolvimento Socioeconômico e Rural com conhecimentos teóricos e empíricos das políticas macroeconômicas que afetam estes segmentos da Economia. Desenvolve projetos de pesquisas na área da Economia Rural e Agroenergética com a proposta de inserção do girassol como matéria-prima para a produção de biodiesel em Mato Grosso e consequentemente para a diversificação da matriz agroenergética do estado. Autonomamente realiza projetos, auditorias e consultoria financeira como Economista sob o CORECON-MT nº 2075.

Downloads

Publicado

2023-12-23

Como Citar

Vieira, A. N. de C. (2023). OS SEM RELIGIÃO NO BRASIL: : Um estudo sobre o crescimento dos irreligiosos no país de 1940 a 2010 e possível cenário para 2050. Caderno Teológico Da PUCPR, 7(2). Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/cadernoteologico/article/view/29443