A difícil arte de sobreviver no inferno: entre o rap dos Racionais MC´s e o princípio pluralista
Resumo
A presente discussão pretende relacionar a temática do rap dos Racionais MC´s com o princípio pluralista. A proposta consiste em sinalizar os elementos convergentes tanto nas letras de rap, e postura do grupo em si, com a proposta teológica pluralista. Para tanto analisará a letra da música Gênesis do álbum Sobrevivendo no Inferno visando evidenciar as tônicas teológicas que nela existem e apresenta-las numa proposta de libertação comprometida com a vida e com a emancipação humana.
Downloads
Referências
CONE, James H. O Deus dos oprimidos. São Paulo: Paulinas, 1985.
D’ANDREA, Tiaraju Pablo. A formação dos sujeitos periféricos: cultura e política na periferia de São Paulo. 2013. Tese de doutorado em sociologia. São Paulo. Universidade de São Paulo.
FERRÉZ. Capão pecado. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
KEHL, Maria Rita. Radicais, Raciais e Racionais – a grande fúria do rap na periferia de São Paulo. São Paulo: São Paulo em perspectiva, p. 95-106, 1999.
RACIONAIS MC´S. Sobrevivendo no inferno. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
RIBEIRO, Cláudio de Oliveira. Por onde andei: trajetos pessoais e o princípio pluralista. São Paulo: Fonte Editorial, 2018.
_______. O princípio pluralista. São Paulo: Paulinas, 2020.
SOUZA, Jessé. A elite do atraso: da escravidão à Lava Jato. Rio de Janeiro: Leya, 2017.
TAKAHASHI, Henrique.Y. Evangelho Segundo Racionais Mc´s: ressignificações religiosas, políticas e estético-musicais nas narrativas do rap. 2014. Dissertação de mestrado em sociologia. São Carlos. Universidade Federal de São Carlos.