Práticas e representações sociais de promoção e defesa dos Direitos Humanos no Brasil

Autores

  • Rodrigo Thomasi Rauchbach PUCPR
  • Clélia Peretti PUCPR

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre o impacto social das políticas e das práticas sócio pastorais de promoção e defesa dos Direitos Humanos. Visa traçar um panorama dos Direitos Humanos no Brasil e suas figuras simbólicas de engajamento na luta e na defesa dos Direitos Humanos; analisar a trajetória histórica dos Direitos Humanos na Igreja Católica no Brasil, o deslocamento do discurso político e moral e a linguagem pastoral e teológica de que se revestem os documentos sobre os Direitos Humanos. Optou-se pela pesquisa bibliográfica, com análise descritiva dos dados levantamento em fontes bibliográficas e sites da internet. A Igreja Católica através de seus documentos sempre promoveu a promoção e a proteção dos Direitos Humanos, intervindo com ações e práticas sócio pastorais. Destaca-se como defensores dos Direitos Humanos no Brasil Dom Hélder Câmara e Dom Paulo Arns; o Pontificado do Papa João XXIII e de Paulo VI que coincidem com a realização do Concílio Vaticano II que propiciou a abertura da Igreja para as questões referentes a modernidade. No Brasil o fortalecimento e o prestígio social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e, em nível Latino-americano o CELAM desenvolvem junto à opinião pública e aos movimentos sociais e a Teologia da Libertação emergente a consciência do compromisso evangélico e político da Igreja Católica com os pobres e base de sustentação das Comunidades Eclesiais de Base e as pastorais sociais em prol da luta pelos direitos e dignidade da pessoa humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Thomasi Rauchbach, PUCPR

Graduado em Teologia pela PUCPR.

Clélia Peretti, PUCPR

Professora do curso de Teologia da PUCPR.

Referências

CASTRO, Marcos de. Dom Hélder, o bispo da esperança. Rio de Janeiro: Graal, 1978.

CNBB: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. 2. ed. rev. A Missão da Pastoral Social. Brasília, Edições CNBB. 2008.

CONSTITUIÇÃO (1988). 51. ed., atual. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2011.

CULLETON, Alfredo. Curso de direitos humanos. Por Alfredo Culleton, Fernanda Frizzo Bragato, Sinara Porto Fajardo. São Leopoldo: Unisinos, 2009.

IGREJA CATÓLICA. Papa (1978-2005: João Paulo II). Carta encíclica Centesimus Annus: centenário da Rerum Novarum. Petrópolis: Vozes, 1992. (Documentos Pontifícios, 241).

IGREJA CATÓLICA Papa (1958-1963: João XXIII). Carta encíclica Mater et magistra. 12. ed. São Paulo: Paulinas, 2004

IGREJA CATÓLICA Papa (1958-1963: João XXIII). Carta encíclica Pacem in Terris: a paz dos povos. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 1984.

IGREJA CATÓLICA; Papa (1963-1978: Paulo VI). Carta encíclica Populorum Progressio: o desenvolvimento dos povos. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 1991.

SOBRINO, Jon. Espiritualidade da Libertação. Estrutura e Conteúdo. Teologia da Libertação. Comentários-10. Edições Loyola, São Paulo, 1992.

SERBIN, Kenneth. Diálogos na Sombra: Bispos e militares, tortura e justiça social na ditadura. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.Disponível: http://www.ihu.unisinos.br/noticias/534576 Acesso em 26 de maio de 2015.

STEIL, CARLOS ALBERTO; TONIOL, RODRIGO. A trajetória dos direitos humanos na Igreja Católica no Brasil: do discurso político ao discurso moral. Disponível: https://www.academia.edu/5840571/A_TRAJET%C3%93RIA_DOS_DIREITOS_HUMANOS_NA_IGREJA_CAT%C3%93LICA_NO_BRASIL_DO_DISCURSO_POL%C3%8DTICO_AO_DISCURSO_MORAL. Acesso em 25 janeiro de 2015.

TRINDADE, Antônio Augusto Cançado. A proteção internacional dos direitos humanos: fundamentos jurídicos e instrumentos básicos. São Paulo: Saraiva, 1991.

VATICAN.VA: Pontifício Justiça e Paz; Disponível em: http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/justpeace/documents/rc_pc_justpeace_pro_20011004_sp.html. Acesso em 25 janeiro de 2015

DIREITOS HUMANOS USP: Dom Paulo Evaristo Arns: Disponível em:

http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Pr%C3%AAmio-USP-de-Direitos-Humanos/8dpremio-usp-de-direitos-humanos-2007.html. Acesso em 23 de junho de 2015.

PASTORAL DA CRIANÇA: Dra Zilda Arns: Disponível em: http://www.pastoraldacrianca.org.br/pt/biografia-dra-zilda. Acesso em 03 de junho de 2015.

Downloads

Publicado

2022-04-25

Como Citar

Rauchbach, R. T., & Peretti, C. (2022). Práticas e representações sociais de promoção e defesa dos Direitos Humanos no Brasil. Caderno Teológico Da PUCPR, 6(2), 1–35. Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/cadernoteologico/article/view/28024

Edição

Seção

Dossie: Teologia & Sociedade