Os limites de uma Teologia Pública e suas implicações na caracterização da profissão do teólogo

Autores

  • Bruno Fernandes de Arruda Silva PUCPR
  • Sérgio Rogério Azevedo Junqueira PUCPR.

Resumo

O artigo busca compreender a temática do mercado de trabalho de um teólogo, delimitando assim o cenário que conformou o engessamento da Teologia no campo público, refletindo na atuação do teólogo que, após alcançar a graduação, enfrenta o desafio de ingressar num mercado de trabalho limitante. A Teologia Pública tem a função de fornecer meios para que a comunidade possa ter uma maior participação na sociedade, renovando, instruindo e ampliando horizontes para além da confessionalidade e dos problemas corriqueiros de uma comunidade religiosa, para tal caracterizando-se pelo diálogo e convergência (GÊNERO), estruturas da sociedade (PROBLEMÁTICA), universidade, sociedade e Igreja (DESTINATÁRIOS) e outros saberes (MEDIAÇÕES). Segundo Julio Zabatiero (2012, p.17), a teologia é o movimento dos corpos cujos sentidos estão sintonizados aos sentidos de Deus, remetendo assim que a imagem do ser “pastoral” é “estar a serviço” do próximo. A profissionalização da Teologia certamente deverá resolver a tensão entre vocação secular (profissão) e vocação divina (ministério pastoral). Esse é um problema que cabe à Igreja e à sociedade resolver. Nesse sentido, a Teologia Pública tende a ser abrangente quanto ao discurso e à interação. No dizer “o homem certo no lugar certo”. Profissionalizar um teólogo e profissionalizar a teologia, é preciso trazer a importância do ser teólogo, para fora dos âmbitos eclesiais, precisamos tirar essa parede e obter também no espaço público. Dessa forma, pensando em novas possibilidades de engajamento no âmbito acadêmicos e sociocultural, há o Programa Teologia Pública – quem faz teologia pública está atualizado diversas discussões até mesmo a uma corrente teológica especifica, que propõe abrir e articular ativamente nos debates na esfera publicada sociedade e da academia, explicar a relevância da teologia pública e da fé cristã.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Fernandes de Arruda Silva, PUCPR

Bacharel em Teologia pela PUCPR.

Sérgio Rogério Azevedo Junqueira, PUCPR.

Professor do curso de Teologia da PUCPR.

Referências

BÍBLIA de Jerusalém (A). São Paulo: Paulus, 2002.

SOARES, A. M. L.; PASSOS, J. D. (orgs.). Teologia pública: Reflexões sobre uma área de conhecimento e sua cidadania acadêmica. São Paulo: Paulinas, 2011.

SOARES, A. M. L.; PASSOS, J. D. (orgs.). A fé na metrópole: Desafios e olhares múltiplos. São Paulo: Paulinas, 2009.

ZABATIERO, Júlio Paulo Tavares. Para uma teologia pública. 2. Ed. São Paulo, Fonte Editorial, Faculdade Unida, 2011.

MOREIRA, Daniel Augusto. O método fenomenológico na pesquisa. São Paulo: Pioneira Thomson, 2002.

KUZMA, Cesar Augusto. Leigos e Leigas: força e esperança da Igreja no mundo. São Paulo: Paulus, 2009.

CARNEIRO, J. R; Renato Augusto (Coord). Festas populares do Paraná. Cadernos Paraná da Gente n. 2. Curitiba: Secretaria de Estado da Cultura, 2005.

Downloads

Publicado

2023-04-25

Como Citar

Silva, B. F. de A., & Junqueira, S. R. A. (2023). Os limites de uma Teologia Pública e suas implicações na caracterização da profissão do teólogo. Caderno Teológico Da PUCPR, 6(2), 71–80. Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/cadernoteologico/article/view/28013

Edição

Seção

Dossie: Teologia & Sociedade