O mal, o sofrimento humano
Resumo
O artigo apresentado neste trabalho de pesquisa tenta explicar o tema do Mal, do Sofrimento humano. Qual a razão deste sofrimento? Por que sofremos? Por que existe o mal? Existe sentido para o sofrimento humano? O sofrimento do homem seria um castigo de Deus? O objetivo desta investigação bibliográfica é tentar obter respostas visando compreender o sofrimento que aflige todos os seres humanos. Procura dar um desfecho teológico baseado nos documentos da Igreja. Objetiva-se explicar o mal ontológico, o mal moral e o mal natural, numa perspectiva cristã católica baseada na doutrina da Igreja, especialmente o Catecismo da Igreja Católica. Temos consciência de que este artigo não dá um desenlace definitivo para o tema ora pesquisado, compreendendo que o assunto não se esgota.Downloads
Referências
BOFF, Clodovis. Mal e pecado original no contexto da evolução. IN: SANCHEZ M. A. Criação e Evolução Diálogo entre Teologia e Biologia. São Paulo: Ave Maria, 2009.
JOÃO PAULO II. O Sentido Cristão do Sofrimento Humano, Carta Apostólica “Salvifici Doloris”; 2ª edição, São Paulo: Edições Paulinas, 1984.
VARONE, François. Esse Deus que dizem Amar o Sofrimento. Tradução de José Augusto da Silva. Aparecida. Santuário, 2001.
LEPARGNEUR, Hubert. Antropologia do Sofrimento. Aparecida: Santuário, 1985.
SANFORD, John A. Mal, o lado sombrio da realidade. Tradução de Silvio José Pilon, João Silvério Trevisan: revisão de Ivo Stornilolo. São Paulo: Paulus, 1988.
ROHDEN, Huberto. Porque Sofremos: diretrizes para um sofrimento sereno e calmo. 8º Ed. Alvorada, 1988.
COMPÊNDIO DO VATICANO II, Constituições, decretos, e declarações, 30ª edição, Introdução e Índice de Frei Boaventura Kloppenburg, OFM. Coordenação Geral de Frei Frederico Vier, OFM. Vozes, 1968.
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA, Editora Vozes, Edições Paulinas, Edições Loyola, Edições Ave-Maria, 1993.