Uma mulher acolhida e perdoada por Jesus: um estudo de Lc 7,36-50
Resumo
Somente Lucas narra a passagem em que Jesus está participando de uma refeição na casa de um fariseu e uma mulher, pecadora e sem nome, entra na casa (Lc 7,36-50). A mulher chora e com suas lágrimas lava os pés de Jesus e enxuga-os com os seus cabelos. Diante da indignação do fariseu, Jesus conta a parábola dos dois devedores perdoados, ensinando que quem demonstra muito amor, recebe mais perdão. Este artigo pretende analisar e interpretar esta passagem bíblica para entender a realidade desta mulher e de outras mulheres na mesma condição na época de Jesus. O gesto praticado por Jesus é rico de significado para a sociedade da sua época e, ao mesmo tempo, é possível atualizar esta mensagem para a realidade de hoje. O texto bíblico motiva para uma vivência misericordiosa e com compaixão diante das pessoas marginalizadas que sofrem discriminações. É a prática do amor e do perdão que é capaz de integrar e redimir as pessoas, diferente das atitudes preconceituosas que excluem e marginalizam.Downloads
Referências
BOVON, F. El Evangelio según San Lucas I (Lc 1,1–9,50). Salamanca: Sígueme, 2005, vol. 1.
CONSELHO EPISCOPAL LATINO AMERICANO. Conclusões da Conferência de Puebla: Evangelização no presente e no futuro da América Latina. Ed.13. São Paulo: Paulinas, 2006. Coleção Sal da Terra.
FABRIS, R; MAGGIONI, B. Os Evangelhos II. São Paulo: Loyola, 1992.
FITZMYER, J. A. El Evangelio según Lucas I. Introduccion general. Madrid: Cristiandad, 1986, vol. 1.
FITZMYER, J. A. El Evangelio según Lucas II. Traduccion y comentario. Capitulos 1–8,21. Madrid: Cristiandad, 1987, vol. 2.
GEORGE, A. Leitura do Evangelho segundo Lucas. São Paulo: Edições Paulinas, 1982.
JEREMIAS, J. Jerusalém no tempo de Jesus: pesquisas de história econômica-social no período neotestamentário. São Paulo: Paulus/Academia Cristã, 2010.
MARGUERAT, D. (org). O Novo Testamento: história, escritura e teologia. São Paulo: Loyola, 2009.
MAZZAROLO, I. Lucas. A Antropologia da Salvação. Rio de Janeiro: Mazzarolo Editor, 2004.
MONASTERIO, R. A.; CARMONA, A. R. Evangelhos Sinóticos e Atos dos Apóstolos. São Paulo: Ave Maria, 1994.
PERONDI, I.; FERREIRA, E.; MARÇAL, M. E. S. R. Santo Livro: Perguntas sobre a Bíblia. Londrina: Midiograf, 2012.
STUHLMUELLER, C. Evangelho de Lucas. São Paulo: Edições Paulinas, 1975.